Um olha para o mundo tal como ele é: uma distopia.
O outro olha para o mundo como uma possibilidade de alcançar a utopia.
Ambos são meros espectadores de suas próprias ilusões.
Quem se vitimiza não chega a lugar algum, vive a reclamar da vida, do “ mundo injusto e cruel”, sempre apontando culpados pra seu fracasso, já quem busca soluções, é alguém insistente, resiliente e persistente.. E faz o que for preciso pra atingir seus objetivos, mesmo que durante o caminho as estratégias mudem…
A pessoa que se vitimiza faz um papel de coitada, inocente, sofredora e ingênua, para que as pessoas dê atenção a ela e assim ter empatia e dó. Pessoa assim gosta de ser o centro das atenções e receber atenção, ñ confio em gente assim. Um exemplo a Suzane Richtofen, antes de descobrirem que foi ela q havia matado os pais, a diva se fez de vítima.
Agora a pessoa que passou por tudo nesta vida, essa dai sabe ser forte e lidar com certas situações difíceis. Estas não fazem de coitadas ou se vitimiza, são as que chora e sofre no off, sem ninguém saber. São as pessoa que veste de armadura na frente dos outros, mas quando chega em casa desmorona. São os que sabe esconder o que sente e lida calado, as porradas que a vida dá.