Você acredita em determinismo, ou seja, que está fadado às suas condições econômicas, sua herança genética e a um plano divino? Ou pensa que a soberania da subjetividade humana permite ao homem escolher a cada passo o seu caminho?

"Assim, não temos nem atrás de nós, nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores justificações ou desculpas (...) o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não criou a si próprio; e no entanto livre, porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo quanto fizer..." (J.-P. Sartre. O Existencialismo é um humanismo. Lisboa, Presença, s/d, p. 226)

Obs: tô lendo esse autor aqui e me apaixonando, recomendo!

elas perguntam
5 3
eles respondem
anônimo
09/08/2015 02h31
Acho Sartre muito pessimista e depressivo (tlvz estes termos sejam pouco para descrevê-lo), e discordo um pouco da visão dele de liberdade. Grosso modo, para ele a liberdade é uma condenação.
Quanto à pergunta, não sei se ela é de autoria de Sartre, mas é o espírito do pensamento: o homem se projeta para ser deus (não lembro se esse é o termo, faz tempo que estudei Sartre).
Por isso, devemos ser conscientes de nossos passos e de onde pretendemos chegar. Nesse sentido, sou consciente de que sou sim o meu "senhor".
Boa sorte na leitura dos filosófos, são pensadores maravilhosos e com grandes ideias! Se já não leu, eu te recomendaria O Mundo de Sofia, que é bem água com açúcar perto de Sartre, mas é genial, ou mesmo "O ser e o nada", que é do próprio Sartre (fiz um artigo sobre esse livro). Vc tb pode se aventurar por G.K.Chesterton (um dos meus autores preferidos), um dos professores de Tolkien e de Lewis, que tem o livro Ortodoxia, onde ele mostra que não é errado não crer em algo, mas tb é errado criticar quem crê, e O homem eterno, onde ele mostra que a natureza humana é incrível, mas nos acostumamos com ela e já não a admiramos.
anônimo
08/08/2015 18h07
.
anônimo
08/08/2015 18h10
Eu vejo a vida como um plano divino sim,mas nos somos cooperadores neste plano,ou seja se fizermos nossa parte Deus faz a dEle,e tudo sai conforme Ele quer.
Caso contrário nos colheremos os frutos do que plantarmos seja bom ou mal.
Tento e todas as formas plantar coisas boas...nem sempre consigo.
08/08/2015 20h43
Ótimas perguntas, como sempre @Kdomingos

Eu enxergo o viver como uma liberdade (por parte do Eterno) porém presa a influências sociais, econômicas, culturais... (por parte das pessoas e dos problemas que elas próprias criaram)

Diversos fatores orientam nossa vida, e influenciam nossos pensamentos nas tomadas de decisões, cabe a nós nos desprendermos das amarras que nos guiam a caminhos que não nos fazem bem e acredito que a decisão de escolha será sempre nossa. Nunca poderemos jogar a culpa por um fracasso nosso à outras pessoas (mesmo que elas tenham criado fatores que nos condicionaram a escolher)

Porém eu não considero que eu posso influênciar tudo...
Eu não posso determinar se amanhã fará sol ou chuva, Se eu permanecerei com meus braços ou vou perde-los, Se o campo dará sua coljeita, ou se haverá uma catastrofe. A gente só escolhe no presente e sempre será nosso, o poder de escolha, porém isso não significa que não exitam coisas que não estejam determinadas a acontecer como por exemplo a nossa morte, a influência da gravidade, ... e outros fenômenos que são regidos por leis naturais. E para aqueles que crêem nas escrituras, alguns eventos que o Criador narrou que aconteceriam, se levar em conta que ele é Eterno e conhece o passado, o presente e o futuro, ele só falou os fatos que iriam acontecer, alguns por interferência direta dele, outros por consequências das atividades humanas.
elas respondem
08/08/2015 18h12
Acredito que Deus seja o dono da minha vida
09/08/2015 19h39
Concordo com @Danda
08/08/2015 20h57
Não sou adepta da teoria determinista. Penso que se fosse assim, todos seríamos vítimas de um ser maior, o ser determinante, e não nos caberia qualquer tipo de responsabilização em qlqr plano.
Essa com certeza é umas das grandes interrogações da minha vida. Até hj não consegui concluir uma linha de raciocínio a respeito.
Mas minha confusa linha de pensamento é mais ou menos a mesma do @Leonardo1985.