O que você precisa fazer é ter amor próprio.
É você não permitir que nada e nem ninguém tire o valor que você tem.
Ter amor próprio é se admirar, é se valorizar, é se cuidar, é ser importante para si mesmo.
Isso que está faltando em você, junto com uma boa dose de desapego.
Sim, isso mesmo, desapego. Quando não ficamos apegado a nada e nem a ninguém, você consegue raciocinar melhor, calcular melhor o que vai e o que não vai fazer.
Quando você passa a usar mais a razão, e menos a emoção, e nesse caso, você deve usar a razão, você consegue tomar atitudes mais racionais, como por exemplo, esquecer dessa pessoa e deixar ela lá no seu passado.
Você mesmo disse que ela te rejeitou, pediu um tempo, quis se afastar de você. Então, qual o motivo de querer reviver isso, ou mesmo, manter um contato, se a pessoa te rejeitou e se afastou? Qual o motivo de não desapegar de vez dessa pessoa?
O motivo é simples: falta de amor próprio, e falta de praticar o desapego.
Enquanto você não gostar de você em primeiro lugar, enquanto não se valorizar como pessoa, enquanto ser uma pessoa excessivamente apegada a alguém, vai estar sujeito a situações como essa, querendo se rebaixar ou se humilhar a uma pessoa que não está nem ai para você, e que talvez até, nem lembre mais que você existe.
Faça um bem para você mesmo, para sua saúde mental e emocional: pratique o desapego, e tenha mais amor próprio, isso só te fará bem, e deixará as portas abertas para você se envolver com outras pessoas, sem levar consigo, fantasmas do passado.
Usei algumas palavras mais contundentes, exatamente para despertar isso dentro de você.
Desejo boa sorte e que consiga superar logo isso!!