eles respondem
São uma tradição religiosa, do mesmo modo que Natal ou Páscoa. Não tem nada oculto ou sinistro por trás, não que rituais tenham necessariamente algo sinistro por trás.
Sim ! O homem precisa de rituais ! tudo, praticamente tudo que envolve gestos, intenções e simbolismo é uma ritualística ! A missa é um ritual ! Um aperto de mão é um ritual, um velório é um ritual ! você iria conseguir dormir em paz sem fazer o ritual de enterrar um ente querido? óbvio que não ! o ser humano precisa de rituais ! Qualquer duvida pode me mandar pvt que eu te ajudo !
Não, meu pai é caminhoneiro e quando eu era mais novo ele comprava doces para dar as crianças e eu ia com ele.
Nunca fez nenhum ritual
Sim, assim como beber o cálice também é.
elas respondem
Se as pessoas lessem a Bíblia mesmo, saberiam que tudo é santificado quando se dá graças a Deus
eu fui hoje à uma festa de são cosme e damião na umbanda, os doces só são pra fazer a festa pros erês, q são os espíritos crianças e todos podem comer.
não deixa de ser um “ritual”, mas não é algo ruim não moça, na verdade é bem puro.
Eu nem sabia o que era, vi isso em uma notícia hoje, e meu pai disse que era da Umbanda.
Depende do que você entende como ritual. Na umbanda o que acontece é: os "espíritos" de crianças energizam os doces. Isso é como "abençoar", o que costumam chamar de AXÉ. Dentro da religião não há nada de maligno nisso, muito pelo contrário.
Alguns católicos entregam doces nessa data também, mas não é nenhuma tradição católica, então menos ainda seria um ritual. Acontece que é uma forma de caridade também, e alguns "católicos" são mais abertos à práticas espíritas, devido o sincretismo.
Sobre ritual de forma maldosa, muito complicado afirmar isso, visto que as pessoas encarnadas não possuem esse intuito, agora não podemos afirmar com TOTAL convicção a intenção desses espíritos que dizem estar fazendo o bem. Um perigo real ao consumir esses doces, é a maldade humana, as pessoas envenenam as outras de graça por ai... Danger.
Nem doces de São comes e domiao eu comia, e nem doces de estranhos eu aceitava kkkkkk