Estranho. Poderiam falsificar as bebidas usando etanol com o custo igual. Quem o fez, sabia que isso potencialmente mataria gente. A única explicação plausível é que já possuíam metanol, iriam perder e usaram desta forma para não jogar fora.
Não, pois esse tipo já aconteceu em outras épocas:
1990 – Bahia e Piauí
1992 – São Paulo (Diadema)
1999 – Bahia (10 cidades)
2025 – São Paulo e Outros Estados
O de 1999 foi notícia no programa de jornalismo antigo da Globo Linha direta e o tema da reportagem foi: A cachaça da morte. Morreram 32 pessoas e 1 ficou cega.
Pra explicar, o problema do metanol, não é algo novo, os EUA já passaram por ul problema assim no século 20, quando proibiram as vebidas alcolicas, ai o povo começou a produzir clandestinamente. O que ocorre, para produzir uma bebida alcoólica mais " saudavel", é preciso compreender o processo de DESTILAÇÃO, onde se separa o Alcool da insumo, o problema é, antes do álcool se manifestar, vem o METANOL, é a primeira coisa a ser extraida, por isso, qye é o primeiro produto a aparecer, o alcool consumível, é o sugundo. Quando tu destila o insumo e recolhe todo o produto, tem uma bebita contaminada. Porem, com maior " rendimento". Segundo algubs criminalistas, facções estão falcificando bebidas alcolicas, e utilizabdo sru controle na região pra o seu produto dominar.