Eu acho que não tem uma resposta certa pra este tipo de pergunta. Porque esse contexto de "amor", é muito subjetivo, pois cada pessoa tem o seu jeito de "amar". Eu acredito que o amor é aquele sentimento puro e honesto, isento de opressão. Já no caso da obsessão, é algo que não se encaixa no amor, pois a pessoa não vê a outra como um bem a ser resguardado, mas como um objeto a ser possuído.

É nesse ponto que mora o perigo, pois a pessoa se torna agressiva, e possessiva. O que era pra ser um ciumes bobo de casal, se transforma em uma guerra de espadas. Ou o que era para ser uma discussãozinha, se torna ameaça de morte e agressões. O amor só é egoísta até certo ponto, dentro do bom senso, passou disso, deixa de ser amor, e se torna obsessão.
anônimo
09/03/2018 01h12
Obsessão quer a pessoa o tempo todo tem muito ciúmes, quer saber o que ela ta fazendo
o tempo todo, é paranoico, ela fala com alguém você já acha ruim, tem ciúmes até dos amigos e dos hobby's que a pessoa tenha, o outro não pode fazer nada sozinho que a pessoa já se sente trocada.... demorou 5 minutos para responder no whatsapp já quer morrer a obsessão é mais pro lado da loucura e o amor é mais tranquilo.
elas respondem
07/01/2018 19h46
Eu conheci um casal que um era obcecado pelo outro, era aquela coisa de provar onde estava, ter que mandar fotos de onde tava, com quem tava, tudo de forma extremamente exagerada, quando não há confiança, quando o sexo acontece de forma rude pra se "vingar" do parceiro, quando as brigas fazem mais parte do cotidiano do que qualquer outra coisa e essas brigas se tornam cada vez mais violentas. Quando você sente prazer em ver a pessoa que tá do seu lado se deteriorando e que nunca mais vai conseguir outra pessoa, obrigando a ficar com você.

Já amor é, acima de tudo, respeito e deixar a pessoa livre pra estar ou não do seu lado e continuar desejando coisas boas pra ela.
anônima
07/01/2018 13h10
Nossa. Parabéns pela pergunta.

Já me perguntei sobre isso e conclui que eu nunca desenvolvi um sentimento de amor genuíno nas minhas relações amorosas.
07/01/2018 13h19
Acredito eu que na obsessão a pessoa considera o parceiro mais um objeto, onde ninguém pode se aproximar, onde a pessoa não tem liberdade e deve estar sempre pronta ao atendimento das necessidades do outro, tudo se torna uma potencial ameaça de perda do parceiro para quem é obsessivo.

Amor é liberdade, confiança, lealdade...
07/01/2018 15h11
Up up up =)
anônima
07/01/2018 15h18
Acredito que amor é leve, livre te engrandece e faz bem . Dá um calorzinho no peito , uma coisa boa.A obsessão é uma doença, um apego exagerado a alguém que mtas vezes não está nem ai.Veja mtas mulheres se desvalorizarem ou homens que não aceitam o fim de um relacionamento e se arrastam .Se doeu não faz bem e amor não dói.
"Amor não é amor ,se quando encontra obstáculos se altera ou se vacila no mínimo temor....
anônima
07/01/2018 19h41
O amor é agradável e dá liberdade, pensa no parceiro, enquanto que, a obsessão, só pensa em si mesmo traz angústia e, tira a liberdade.
anônima
07/01/2018 22h32
Não sei, até hoje apenas confundi o sentimento de obsessão com amor/paixão, para mim é a mesma coisa e não acredito em amor como "um sentimento que te faz querer a felicidade do outro, mesmo que seja com outra pessoa".