Em muitas países desenvolvidos, são considerados como grupos terroristas, mas aqui no Brasil, lógico, não são.
Grupo terrorista só pode existir de fato quando houver um requisito factual ( que já existe aqui) e legislativo (que não existe....e se a lei não reconhece, não é grupo terrorista, e não vai ser tratado como tal).
Mas a verdade é que facções criminosas, aqui, têm mais poder que o próprio Estado. E nem preciso dizer que o sistema está dando umas beijoquinhas nelas, né? É um problema complexo de se resolver aqui nesse país.
São terroristas sim e provavelmente até mais do que isso pois tecnicamente também são milícias e grupos paramilitares, então declaração de guerra é mais de que justa e a condenação por crimes de guerra também...
No começo do ano tava em pauta tipificar o PCC, CV e mais um monte de organização criminosa como terrorista. Mas não foi aprovado.
Nada de novo no front
Não pela lei. Existe diferença de terrorismo pra crime organizado. O primeiro envolve motivação politica/religiosa, o segundo é apenas lucro por vias ilegais.
Se for pensar assim, todo criminoso é terrorista e meio que torna inútil diferenciar os termos. Todo terrorista é criminoso, mas nem todo criminoso é terrorista.
Isso é pauta de americano querendo desculpa intervir em política de outro país. Pergunta pra eles por que não consideram máfia, Ku Klux Klan, grupos neonazi como terrorista por lá. Pelo contrário, a lei permite que os caras façam passeata a céu aberto.
Não são terroristas, são criminosos.
Esse termo "terrorista" tem que ser usado com muita cautela. Estados Unidos estão aí pra inventar guerra com qualquer país que ele enxergue com atividades "terroristas". Inclusive está caçando confusão com a Colômbia devido as FARCs.