2.79K  10/08/2015 19h41

elas perguntam
11 2
eles respondem
anônimo
09/08/2015 22h27
Como saber o que é certo sem o errado?
anônimo
09/08/2015 22h28
Não. Porém acho que é algo inerente ao ser humano.
anônimo
09/08/2015 23h38
Acho que umas definições mais válidas do mal foi dada por Agostinho de Hipona, um pensador do século V.
Segundo Agostinho, o mal não é uma criatura ou uma realidade concreta e existente em si mesma. É uma ausência ou uma deficiência.
Mas é preciso distinguir os tipos de mal. Temos o mal como ausência de um bem, como quando estou com fome e não tenho comida, ou a própria morte; ou o mal moral, quando ajo errado e faço o mal a outra pessoa, o que Agostinho define como pecado.
Por isso acho que o mal não é necessário no mundo.
anônimo
09/08/2015 23h47
Acreditar que as relações humanas se resumem a uma dicotomia tão básica quanto o bem e o mal, é, no mínimo, infantilidade.

Esta é uma pergunta impossível de ser respondida. Nossa inteligência limitada não nos permite ir além da compreensão das questões filosóficas mais simples.
anônimo
10/08/2015 00h13
Sim.
10/08/2015 19h41
Mesmo tentando fazer o bem fazemos mal ou alguns entendem como mal.

Ele não é necessário, mas é impossível não gerar.
anônimo
09/08/2015 22h07
Não é, pelo simples fato de ter consequências negativas e às vezes desastrosas..
anônimo
09/08/2015 22h14
Definitivamente não.
anônimo
09/08/2015 22h30
A palavra mal é um rótulo que criamos para coisas que não nos fazem bem, que nos prejudica, ou até que não nos favorece...

A maldade vem do egocentrismo, egoísmo, inveja, ganância e etc. Acredito que essa é a causa, e o efeito é a maldade.

Acho que o mal é necessário para apreciarmos o bem e o bom.

Obs.: Minha opinião.
09/08/2015 22h31
O que é mal?
Pra mim é tudo o que se opõe ao bem, tudo o que prejudica ou nos fere, tudo o que se desvia do que é honesto e moral.
Isso é a minha definição de mal, outras pessoa podem ter outra definição

Eu acho que o mal e o bem são duas opções, dois caminhos, duas direção, Se não houvesse o mal teríamos apenas uma opção, então não teríamos escolhas, então não teríamos livre arbítrio, então não amaríamos, seriamos apenas uma máquina programada para fazer o que o Criador definiu.

Por outro lado quando conhecemos o mal, e fazemos nossas escolhas, aprendemos que o mal não é bom, o mal prejudica a gente e prejudica nossos semelhantes. É conhecendo o mal que passamos a dar valor ao bem. Que passamos a realmente amar...

Então o mal nos estimula a odiar, a matar, roubar ...a fazer tudo que não gostaríamos que fizessem conosco (e quantos de nós somos vitimas do mal?) o bem por outro lado nos oferece o amor, o perdão, a separação do mal, a valorização de uma conduta de empatia

Eu acho que o mal é uma pedra necessária na nossa caminhada, não por ser mal, mas porque a existência do mal é a clarevidência da existência do livre arbitrio e gera o aprendizado do que é certo e do que não é, do que alivia e do que fere.
elas respondem
09/08/2015 22h04
Claro, o que seria da branca de neve sem a bruxa má?, o que seria da chapeuzinho vermelho, sem o lobo mau?. Mais no final o bem vence o mau!
09/08/2015 22h32
Talvez, o que é mal pra mim pode beneficiar outras pessoas. Porque, o que é o mal? O que sei é que onde exista pelo menos 1 humano, algo negativo existirá lá também.