Galera do nordeste, poderiam citar algumas expressões?

2
364
8M
Gostaria de conhecer expressões (frases) típicas do nordeste, poderiam me mostrar algumas?
Entre na sua conta para participar
elas perguntam
22 respostas
13
9
eles respondem
13
Lá ele mil vezes
Não falo o dialeto dos retardados.
anônimo
8M
Vou viajar ao nordeste mês que vem, vou estudar essas expressões pra não passar vergonha kk
anônimo
8M
Não sou nordestino, apenas descendente
anônimo
8M
Sim, você quer uma "banda" de laranja?
Deus é mais
Galado

Esse homem é galado (dependendo do tom e do contexto pode ser ruim ou expressar algo bom).
Deixa de ser galado (o mesmo que -deixa de ser otario)
Esse homem é galado demais (alguém que fez algo único)
Já vou embora, galado. (Sinônimo de amigo)
Aquele cara é galado demais (conotação depressiva)

Dependendo da frase e da intensidade da pronuncia a palavra ganha diferentes significados
anônimo
8M
Pra que vou lhe ensinar algumas das expressões do nordeste, se você não vai usar isso na sua região?
Bhá eu sou do RS.
Não soy del nordeste
Complicado isso ai cara
Eee macho: “Macho” significa mano, cara ou menino. Semelhante ao termo “gury” usado no sul.

Por onde tu anda Chico ?: “Chico” tem o mesmo significado de “macho”, só que é usado no Piauí, também tem o feminino dele que é Chica.

Tem a puxada deles na pronuncia do “i”, tipo pombiiinha, pontiiinha, casiiinha.
anônimo
8M
Oxe, ai dento. Sei falar essas mulesta aí não
elas respondem
9
anônima
8M
"Valha mds!"
"Oxe!"
"Aí dentu!"
"Ave Maria!"
"Cara de tabaco!"
"Pirangueira(o)!"
" Tô baquiada(o)!"...

Cearencês hehe ^-^
anônima
8M
Se avexe não!
anônima
8M
Tengo lengo tengo
anônima
8M
Sae dae carai tá moscando é?
anônima
8M
Aí dentu
anônima
8M
Cada lugar do nordeste tem expressão diferentes, não é tudo igual não
Deixa ver :
Ouxe
Marminino
Tá topado( local com mta gente)
Eita que resenha ( algo engraçado)
Almas sebosas ( pessoas ruins)
Dialeto daqui das Alagoas ;p haha
anônima
8M
Observando.
anônima
8M
Aí dento