1
anônima
anônima
140  20/10/2025 04h15

Tenho um amigo que nos falamos quase todos os dias há 2 anos. Adoro ele, inclusive foi a primeira pessoa que pude compartilhar algo mais íntimo. Eu gosto da companhia dele, das conversas, é tudo mais leve, a gente se entende bem.

Porém, ele é um pouco depressivo. Eu já fiquei muito mal de preocupação por causa disso, com alguns sumiços que ele já deu, com algumas vezes que ele fala que quer se matar, já conversamos sério sobre isso e ele é meio irredutível e fechado.

Recentemente a mãe dele faleceu e eu tento dar todo o apoio, mas ele não se abre. Eu tento ficar por perto por mensagens, sendo companhia, mas fico muito preocupada mesmo e as vezes sinto que isso só contribui pro meu desgaste.

Vou começar a terapia para entender como posso ajudar ele e como não me desgastar nesse meio, mas realmente queria uma opinião de fora.

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
3 2
eles respondem
20/10/2025 02h09
Não se afaste dele, você está fazendo algo bem altruísta. Pode ser desgastante sim, mas ajudar pessoas assim é de uma grandeza humana sem tamanho.
Tive uma namorada que desenvolveu esquizofrenia, depois teve outras complicações como epilepsia. Ela acabou morrendo mas fiquei com ela o tempo todo.
anônimo
anônimo
20/10/2025 02h12
Manda ele pro SUS, eles encaminham ele para o psiquiatra e pro psicologo. Se ele tiver mais condições, pede para ele arrumar um plano para fazer consultas particulares. Eu tenho depressão também e pra falar a verdade quem me levou no hospital foi o meu pai, se ele morresse eu já teria me matado. Se eu tivesse no lugar do teu amigo, já teria colocado a corda no pescoço. Pode botar ver que a situação do teu amigo ai é critica.
20/10/2025 04h15
Nosssa, te endendo muito, eu tenho a " habilidade" de fazer amigos, ou depressivos ou bem seletivos, te aconselho a se afastar, vaibte machucar com o tempo. Apesar da vida adulta rerirar muitas amizades da infancia e juventude, é para o nosso bem, tem amigos que crescem com agente, e outros que querem que estejamos exatamente do jeito que nos encontraram. Pense nisso.
elas respondem
maw
20/10/2025 02h06
Leve ele a um centro espirita.
Falando sério, na moralzinha?! Não seja tola em achar que ele vai ser curado com “bons conselhos”, é mais delicado do que você imagina, (considere o centro espírita) boa sorte.
20/10/2025 04h11
Não vou te julgar por querer isso, ele é meio antipático com você, some sem dar satisfação sabendo que você fica se descabelando com isso, fala que quer se matar (algo que é estúpido de se fazer) isso é claramente para causar desconforto e chamar sua atenção, o ato de sumir também deve ser... Enfim, ele parece adorar causar impacto e mexer com a sua cabeça. Ele não resolve as coisas de forma madura, fica te enchendo dos problemas dele, isso vai te prejudicar se você não der um basta nisso, não precisa se afastar, mas pelo menos estabeleça limites. Manda ele virar homem, ir buscar tratamento e parar com esse drama de adolescente!
anterior
O que significa esse comportamento exótico?
próxima
É normal a maconha deixar a pessoa igual a um bêbado? Não era pra ser efeito contrário?