Refazendo a pergunta da @M---, que gerou uma boa discussão. Acho que esse questionamento merece respostas novas.

https://elaele.com.br/comportamento/47542-por-que-essa-demonizacao-toda-ciumes.html

Teve gente que considerou o mínimo de ciúmes como patologia. Teve gente que considerou saudável. Teve gente que ficou no meio termo.

Qual é a sua opinião sobre ciúmes? Doença? Tem limite para ser saudável? É insegurança?

eles perguntam
6 4
elas respondem
10/01/2018 16h24
Idem ao @GauchoPereira que brinca, brinca, mas qdo fala sério, fala tudo...
Ciúme é bom desde que não perturbe o outro e nem a si próprio.
anônima
10/01/2018 16h34
Acredito que quando ultrapassa um certo limite vira patológico
No fundo : Insegurança. Quer segurar a todo o custo sua segurança no outro .
Uma droga na vida
anônima
10/01/2018 16h10
Não rola.
10/01/2018 16h29
sou ciumenta mesmo e nunca neguei
anônima
10/02/2018 11h05
wewewewewewewewewewe
anônima
10/02/2018 11h17
ciume patológico é doença( Mulheres que Amam Demais)
ciume excessivo é um sentimento de posse
ciume moderado é medo de perder a pessoa..
tem homens que gostam de fazer a mulher sentir ciumes para massagear o ego, se sentirem desejados, etc..
mulheres que fingem não sentir ciumes..
e pessoas que nao sentem ciumes..
eles respondem
10/01/2018 16h07
Ciúme é inevitável. Só vira patológico se passa a prejudicar o relacionamento, levando a brigas, cobranças, paranóia, etc.
10/01/2018 16h28
Medo de perder, criatura. Nunca pegou um dicionário, não?

O problema não é esse receio de perder seu bem precioso. Mas acreditar que esse bem é sua posse e que a pessoa tem o dever exclusivo e permanente de ser só seu. A pessoa é sua se ela quiser ser sua, você não é dono dela por direito algum. E o ciumento exagerado acredita que a pessoa é uma posse, e não um bem. Dai gera esses problemas relacionados a isso.
anônimo
10/01/2018 16h28
Eu não sou ciumento e nem gosto de pessoas ciumentas.
10/02/2018 12h05
Pelo que pude observar, há basicamente 2 tipos de ciúme:
1- Vc não confia no caráter do seu/sua parceiro/a.
Nesse caso, vc acha que a pessoa pode ser fraca se tiver uma oportunidade. No caso das mulheres, elas costumam frisar a coisa do cara passar segurança, mas isso é pura ilusão. Assim como tem cara que dá toda a atenção do mundo, mas sai com contatinhos escondido, tem outros que dão pouca atenção, mas não fazem nada errado porque esse é o jeito dele de ser.

2- Problemas de autoestima.
Vc vê aquela menina gata ao lado do seu namorado, se compara a ela, se sente inferior e identifica como ameaça em potencial. O cara vê o carinha rico, sarado e estiloso chegando perto da namorada, se compara a ele, sente inferior e identifica como ameaça.

No primeiro caso você sente medo de perder porque a pessoa que está com vc pode ser falsa. No segundo caso você sente medo de perder porque a pessoa pode achar outra pessoa melhor que vc.

A real é que sempre vai existir alguém mais alguma coisa que vc. Melhor na cama, com mais grana, com mais beleza, com mais juventude, com mais experiência, etc.
O importante é entender que se a pessoa está contigo, é porque ela acha que vc é a melhor pessoa naquele momento da vida dela.

Tem ciúmes que são sem sentido como pessoas bonitas na TV, no cinema ou alguém que passou na rua. Uma coisa é a pessoa olhar e achar bonito/a. Outra coisa é a pessoa te largar pra investir na outra. Vc está apenas admirando uma embalagem como faz com uma bolsa ou um carro.

Esse ciúme do improvável não é saudável e só torna os parceiros que olham hipócritas e as pessoas que acusam ficam insuportáveis no convívio social.
Mas é perfeitamente normal vc ter períodos de baixa autoestima e sentir medo de alguma ameaça. Afinal, não somos máquinas.

Acho engraçado que muitas mulheres acham ciúme demonstração de amor. É lindo até ela descobrir que o cara pode ser um psicopata que vai matar caso ela fique com outro.