Antigamente ter um iPhone fazia toda a diferença, não existia tanta competição no setor e a apple basicamente dominava sozinha o mercado de smartphones de luxo/ de qualidade.
Pode se dizer que, pelo menos até 2012~2014, ter um iPhone era realmente ter um celular melhor. Mesmo se comparado com outros caros de outras marcas da época.
Hoje em dia, com as melhorias nos androids e entrada de novos players no mercado, o cenário tem mudado bastante. Qualquer celular chinês de marca boa e cara consegue entregar o mesmo ou até melhor do que os celulares da Apple que ainda se fixa ao passado. A própria Samsung melhorou demais também, o ecossistema da empresa está delicinha de usar, e digo isso pois sai de um S20 e fui pra um S25 neste ano.
O grande erro da maioria da galera nos dias de hoje é querer comparar iPhones (tops de linha) com modelos de entrada ou intermediários de marcas concorrentes. Tipo, comparar iPhones com um Xiaomi Redmi note 13, ou com um Galaxy A55.
É óbvio que a Apple vai ganhar porque eles só fabricam celulares topo. Agora, se você pega um Xiaomi Mi ou um Galaxy S/Z, a conversa muda bastante de figura.
Pega um Galaxy S24 ULTRA vs iPhone 14 pro max... além do primeiro ser mais barato, entrega muito mais funções e qualidade do que o segundo. Em termos técnicos e de usabilidade, o galaxy ganha fácil.
PORÉM, a fama do passado dos telefones da Apple ficaram marcados. É igual quando falamos de Streaming. A NETFLIX, mesmo lançando a maioria lixo de filmes e séries, ainda continua no topo, não porque as concorrentes estão ruins, mas porque no começo, quem dominava o mercado era a netflix, então a fama a precede.
A Apple adora explorar países subs, cobrando preços superiores ao cobrados em outros países desenvolvidos. Uma baita falta de respeito com os consumidores locais, isso porque esses telefones são todos fabricados na CHINA a preços muito inferiores do que se fossem feito nos EUA.
Talvez pra parecer algo que não é, e como tem gente assim, posa de bacana e tá cheio de dívidas ou dando calote, veículo em busca e apreensão, etc Mas vive em festas e gastando o que tem e o que não tem, em tempos de rede social e de Instagram isso só piora