eles respondem
Ele era muito inteligente. Acho que centro.
O melhor presidente que o Brasil não teve.
Era um cara inteligente. Ele não era bem direita como essa direita de hoje que quer entregar o país, mas nem a esquerda como a esquerda lacradora.
Ele tinha visão de estado eficiente e inteligente, guiando uma visão de governo estratégico dentro da visão econômica.
É uma lástima que a direita brasileira caia nesse argumento neoclássico de que países ficaram ricos investindo pouco e protegendo pouco teus recursos e empresas nascentes estratégicas.
Tanto os EUA quanto a Grã Bretanha, antes de estarem desenvolvidos, tiveram uma visão econômica estratégica, completamente diferente da teotia neoclássica de que menos governo é mais progresso.
Enéas tinha uma visão mais de estadista mesmo, não diria de um governo dirigista similar ao modelo chinês, mas talvez um governo eficiente e ativo que promova o crescimento, talvez algo similar ao modelo francês
O Enéas provavelmente nunca ganhou uma eleição pelo mesmo motivo que se tornou uma lenda: a aparência nada convencional e o jeito caricato de ser. Nos anos 90, a sociedade brasileira era bem mais conservadora do que é hoje em abraçar o diferente. Além disso, o país estava saindo da ditadura e ninguém queria um extremista como presidente.
Ele era um misto. Não era um conservador nível bozo, nem um sindicalista igual o Lule.
Mas pra ser real nem lembro das opiniões, lembro que eram mistas.
Já votei nele, mas eu não tinha nenhum conhecimento e noção de política que eu tenho hoje, na época foi um voto de protesto mesmo, em um candidato bizarro e me envergonho disso. Apesar disso, considero ele muito melhor que muito outsider de direita que se elege com discursos polêmicos.
Sobre ser um bom candidato, acho que ele não teria jogo de cintura para lidar com a maioria do congresso (que só pensa em benefício proprio), ia ser logo "impichado" ou teria que se tornar um ditador.
Não acho que tenha havido em qualquer momento da história do Brasil um bom candidato à presidência, e não acho que o Enéas seria menos pior do que os demais, ainda que tivesse pleno apoio do estamento burocrático para implementar sua visão política.
Vejo os discursos do Enéas bem próximos dos discursos do nacional-socialismo, e acredito que ele seria tão pragmático quanto o Adolf Hitler, no sentido de não fundamentar as políticas em nenhuma teoria específica, mas na intuição do que seria a "vontade nacional" ou "melhor para a nação".
Ele com certeza seria um ótimo candidato.
Eu lembro que na época eu só dava risada dele na tv, e hoje me arrependo amargamente.
ele parecia inteligente, mas o jeito que se expos foi muito mal. e obviamente o sistema deu uma rasteira nele. podia ter sido mais inteligente e subido aos poucos ao invés de chegar tacando o pau
Sou de extrema-direita e o Eneas é uma piada. O plano econômico dele é terraplanismo puro. Protecionismo, intervenção estatal na economia. Só pérola.