O seminário na Igreja Católica é uma das coisas mais sérias que existem em qualquer tipo de Academia do mundo.
O curso dura 9 anos - mais do que uma faculdade de medicina, com mestrado e pós doutorado - e é muito mais rigoroso e exigente, também, para tornar-se um sacerdote consagrado. A maior parte dos jovens saem do curso apenas como seminaristas, poucos meses ou poucos anos logo após ingressarem.
A seleção da Igreja Católica é pior do que a "Tropa de Elite" do Bope. Você precisa provar não apenas que é capaz de enfrentar bandidos e ladrões, prostitutas, traficantes, o caralho a quatro. Nem tampouco de protegê-los, quando estão em flagrante agonia. Isto é o BÁSICO para um padre, que precisa buscar proteger a todos. Mas a Igreja exige muito mais do que isto dos seus sacerdotes. Ela quer que você esteja preparado para salvar a ALMA dessas pessoas.
Em uma missa no ano passado escutei o padre dizer que a Igreja Católica estava precisando de 30.000 padres no Brasil, para preencher as lacunas de todas as paróquias brasileiras carente de sacerdotes, de Norte a Sul do Brasil, mas infelizmente a maior parte dos jovens brasileiros não estavam mais encantados pelo divino sacramento, pela Vontade de servir à Deus para os homens. Ele também disse que a Igreja estava observando com tristeza tudo isto, porém não estava tão preocupada em formar novos sacerdotes com rapidez. Todos teriam que passar pelo mesmo processo, como sempre foi.
Aonde os sacerdotes não estiverem, Deus Estará.