-3
224  03/12/2025 12h52

Estou com quase 20 anos e neste ano entrei em um curso técnico por nao ter certeza do q queria e nem condições de pagar uma faculdade, entrei nele planejando estudar e entender melhor a área, para q ao me formar nele possa entrar na faculdade, ja q ele esta um pouco relacionado a faculdade q planejo ingressar. O problema é q sempre fui uma pessoa muito insegura em relação a mim em basicamente tudo, mas nos últimos meses ando tendo muita insegurança e medo de estar tomando decisões erradas ou de não dar conta do recado, tenho medo de não ser boa o bastante no q faço, ou até mesmo de não ser boa em nada na vida, levando assim a não ter uma profissão.
Aos 17 anos fui diagnosticada com síndrome do pânico de nível grave, e passei a tomar medicação controlada ( as quais tomo até hj ). Tento dizer a mim mesma q deveria estar radiante de feliz por hj em dia poder estar conseguindo ficar no meio de pessoas sem passar mal ( já q na época fui afastada do trabalho e da escola) me fazendo assim ficar quase um ano afastado de tudo.
Sinto como se já tivesse falhado na minha vida, como se não tivesse dado o devido valor das coisas no passado, q em vez de ter aproveitado os momentos fiquei focada em coisas q me colocavam para baixo. Queria entender se outras pessoas tbm se sentem assim ou se já se sentiram desta forma quando tinham minha idade.

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
5 3
eles respondem
03/12/2025 00h30
Com o tempo tudo vai se organizar, acredite se quiser, dos 20 aos 30 muita coisa vai acontecer
anônimo
anônimo
03/12/2025 00h35
Estou tendo agora
03/12/2025 09h25
Já tive. Mas continue com o curso.
03/12/2025 12h45
Destine sua atenção nas coisas boas.

Coisas e lados ruins sempre vão existir.
Não existe emprego perfeito ou momento da vida perfeito.
03/12/2025 12h52
No seu estado psíquico não adianta muito projetar coisas a longo prazo. Procure manter a calma e tente levar a vida um dia de cada vez. O momento é de dar o melhor de si nisso que está fazendo.

A verdade é que não temos garantia de nada na vida. Mesmo que sejamos estáveis, mesmo que façamos planos e nos preparemos para que tudo dê certo, muitas coisas não estão sob nosso controle.

Veja o meu caso, por exemplo: tenho 31 anos, perdi meu pai há 4 anos para um câncer de próstata, e minha mãe descobriu esse ano um câncer em estágio IV (final, avançado, sem expectativa de cura, com metástase para órgãos distantes). Ela fazia natação há mais de 10 anos e se preparava para uma viagem de cruzeiro pelo Caribe no Wonder of the Seas.

Da mesma forma, não é porque as coisas parecem incertas que elas não darão certo. Dê tempo ao tempo, acredite em si mesma, e faça o que pode ser feito. Por mais que pareça que alguns têm uma vida perfeita, todo mundo tem falhas e erra. A diferença é que muitas pessoas não se importam muito com isso e sabem vender uma imagem de segurança.

O fato de você ter medo de não ser boa o bastante indica que você se preocupa em ser uma profissional excelente. E isso é muito bom, já é meio caminho andado. Agora, precisa compreender que a vida é um processo contínuo de refinamentos sucessivos.
elas respondem
03/12/2025 12h41
"Fiquei focada em coisas q me colocavam para baixo."

E continua focada.
anônima
anônima
03/12/2025 00h33
Fé moça
anônima
anônima
03/12/2025 12h16
Tenho 26 e sinto isso ainda. É desesperador
anterior
Você já amou alguém de verdade?
próxima
Hoje um colega de trabalho morreu de maneira estranha. O que acham que aconteceu?