eles respondem
Tudo é possível. Provável, é outra conversa.
Estado de Bem-Estar Social.
Já existe há tempos,
funciona melhor do que o *capitalismo*(*selvagem*,
que coloca o lucro acima do bem-estar
das pessoas na sociedade,
e visa aumentar o capital ignorando o desenvolvimento sustentável, e destruindo o meio ambiente, a exemplo da indústria do petróleo).
Este modelo mantém a liberdade do mercado, mas cobra altos impostos dos mais ricos, produz serviços públicos de qualidade como saúde, segurança, educação, cultura e áreas de lazer, além de maior igualdade social, no sentido de não haver pessoas miseráveis e analfabetas, por exemplo.
Alguns paises que aplicam o welfare state:
Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia.
O comunismo é muito bonito, o socialismo é interessante se for bem feito. A social democracia é outra alternativa.
O capitalismo é destrutivo. Injeta a ideia de que as pessoas devem se esforçar para ter mais coisas e ficar na corrida dos ratos. Enquanto isso a busca por crescimento dos lucros todo trimestre leva a uma cultura exploratória e insustentável. Ruim para as pessoas e para o meio ambiente.
Pode sim, sempre surge algo que supera o anterior.
Lógico. A humanidade não se estagna por muito tempo. Quando houver uma mudança social significativa, o sistema econômico vai mudar significativamente também, assim como sempre aconteceu. Mas obviamente não será como o messianismo comunista gostaria que fosse, já que movimentos com uma complexidade orgânica tão imensa são impossíveis de prever e medir.
Não vejo algo além do capitalismo de estado, talvez só uma forma reduzida do controle governamental no sistema, porque se imaginarmos um capitalismo puro nós nunca iremos alcançar pois sempre haverá um espertinho querendo dominar tudo exercer força assim como governos fazem. Concluo que ser formos escolher um novo sistema econômico o minarquismo seria a saída menos pior.
Sim, o capitalismo ordenado à Doutrina Social da Igreja Católica.