Sim. Minha irmã ganhou um de aniversário mas deixou largado, eu peguei e aprendi sozinho lendo a apostila, isso lá pelos meus 12 anos. Foi antes da internet. Como não tinha professor nem tutorial, era o bom e velho aprender com o que dava. Tinha um vizinho que me ensinou algumas músicas e macetes, estilos de batida. Mas o principal era treinar de ouvido, colocar algum disco e sair tocando junto. Sempre fui um cara intuitivo.
Zero conhecimento teórico, só ouvido e prática.
Fui estudar seriamente na pandemia, comprei um curso. Lembro que o professor falou algo que me marcou: você sabe tocar violão, ou sabe apenas tocar algumas músicas no violão?
Aí que voltei pro básico. Estudar campo harmônico, círculo de quintas e quartas. Entender o instrumento e a linguagem musical. Evoluí muito estudando sem tocar. Treinar o ouvido a identificar notas:
Eu tocava, ou melhor, estava aprendendo. Tinha um amigo da família e uma mulher que me ensinaram. Eu também procurava coisas na internet. Depois ganhei um teclado e também tentei aprender. Mas meu negócio mesmo é bateria.
Sim, aprendi com 9 anos, meu padrinho me ensinou 3 notas (A - lá, D - ré, E - mi) e umas duas batidas diferentes, me mostrou como funciona as 3 cordas, a estrutura, tudo, depois disso eu aprendi o resto por conta, ele me deu uns livros com todas as notas e algumas músicas (nessa época a internet não era acessível (2006)). Eu toco guitarra tbm, aprendi por conta.
Eu nunca tinha pegado em um violão na vida , tem um encostado aqui em casa da minha esposa , um dia peguei pra ver no YouTube e acabou saindo a ode to Joy (ela é bem fácil) , tentei me aprofundar no estudo mas tive dificuldade.
Não consegui aprender. Acho que é porque meus dedos são hipermóveis, aí às vezes eu tentava tocar numa corda e tava tocando noutra que não deveria ao mesmo tempo.
Deus não dá asa pra cobra. Se eu aprendesse eu tocaria a discografia inteira do Oasis, A Horse With No Name do America que eu amo também, e e ia ficar torturando a galera aqui de casa