Uma vez que não cobra muito conteúdo. O que acham que deveria mudar? UFMG por exemplo somente entra pelo Enem o que acho que deveria ter vestibular próprio TAMBÉM e independente para aumentar possibilidades.
As universidades aqui deveriam ser igual nos EUA. Tudo é avaliado, principalmente a presença, comportamento, pontualidade e etc... Lá, eles ganham bolsas até por causa do esporte, acho isso muito bacana.
Não é justa, nem mesmo a estrutura é igual para todos estudantes. Alguns pegam ambientes com infraestrutura adequada enquanto outros ficam em ambientes praticamente impossíveis de se concentrar. Devemos sempre buscar o justo, e isso no Brasil é quase uma utopia.
Não é justo e seria difícil formular algo justo já que estamos em um país com tanta diversidade, quem estudou em escola pública não é tão familiarizado que nem de particular, que faz simulados e etc, também pelo fato do conteúdo ser extenso e as vezes não termos vistos nem a metade, questões extensas e as vezes com muitas pegadinhas, na qual não visa a avaliação do ensino médio.
Não acho a prova do ENEM 100% justa porque como já foi dito as pessoas das escolas particulares levam vantagem. Porém, devido a existência de cotas, a coisa ficou mais fácil para quem estudou em escola pública.
Agora.. com certeza é uma boa prova porque nos dá a possibilidade de ingressar em praticamente todas as universidades do Brasil e isso é muito massa! Imagina só se em cada local tivesse um vestibular próprio como era antigamente? Não íamos ter foco de estudos pois cada vestibular tem uma "cara" diferente!
Além disso, atualmente existe cursos online maravilhosos que a mensalidade muitas vezes é menos de 20 reais por mês! Com certeza isso ajuda muito a pessoa de baixa renda!Eu particularmente prefiro esses cursos do que os presenciais porque posso rever as aulas.
Algumas pessoas dizendo que a forma de ingressar deveria ser como a dos EUA... eu particularmente acho inviável em um país como o Brasil, pelo menos por enquanto. Se já tá difícil para o pobre só com a prova do ENEM imagina ter que dar entrevista, atividade extra curricular, fazer uma prova e PAGAR UM VALOR MUITO ALTO, pois as melhores universidades dos EUA são particulares.
não é justa pois quem estuda na escola estadual não consegue uma vaga na federal , mais na universidade privada pode ingressar pelo vestibular e o enem,
Não conheço nenhum método de admissão justo no Brasil.
Não levam em conta a vida escolar do candidato,que atividades ele fez dentro e fora da escola.Reformularam o sistema de avaliação mas ainda é injusto e incompleto.
Aliado a isso tem a disparidade enorme entre candidatos do ensino público e particular.
Não é justo porque as escolas privadas já preparam os alunos para as provas no nível do ENEM, enquanto, que os de escola pública sabem fazer determinada fórmula, tiram 9,5 na prova de Física, mas ao fazer o ENEM não sabe como aplicar.