Particularmente, acredito que é bem difícil nutrir uma relação de amizade entre homens e mulheres sem que haja qualquer tipo de fantasia, mesmo que não externalizada. Quero dizer que sempre fantasiaremos algo como: "e se não fôssemos apenas amigos?"
Para que isso não extrapole o pensamento simbólico e se torne ato desrespeitoso, precisa de muita maturidade de ambos, o que é extremamente difícil de encontrar; pessoas têm seus traumas, sombras, dificuldades de individuação, momentos de regressões a fases anteriores do desenvolvimento psicológico... é preciso ter muita firmeza de caráter, maturidade e respeito para não dar vasão às possíveis fantasias que possam vir a existir.
Geralmente é melhor manter-se longe desse tipo de relação, pois dificilmente algum homem ou alguma mulher terão a maturidade o suficiente para terem uma relação de amizade saudável sem segundos interesses.
A maioria das amizades que tive e tenho até hj são com mulheres e eu confesso que quando conheci algumas delas eu até cheguei a sentir atração por elas serem bonitas,mas a medida que íamos interagindo e nos conhecendo melhor, percebi que éramos melhores como amigos e aquela atração inicial desapareceu.
Hoje o que eu sinto por elas é algo como um sentimento de afeição fraterno.
Mas eu acho que não é todo mundo que consegue manter uma amizade legítima, sem segundas intenções com o sexo oposto, na verdade penso que a maioria não consegue.