Mago do tempo diria que ambos. A maior parte das pessoas não têm maturidade para estar em um relacionamento. Só ver as perguntas sobre relacionamento aqui no site e já dá pra ter uma ideia.
Mas isso não é algo atual, sempre foi assim. Os relacionamentos de antigamente não eram todos uma maravilha como os filhos criados com vó imaginam. Só era complicado se separar naquele tempo, era mal visto e muitas vezes as pessoas não tinham opção já que tinham uma pancada de filhos pra criar.
O problema é complexo, acho que os dois fazem parte do problema, até porque relacionamento é entre duas pessoas. As duas precisam colaborar pra poder dar certo. Tem muitas questões, acho que a falta de comprometimento, honestidade, reciprocidade. Ninguém quer dar o braço a torcer pra querer sempre "estar certo", não ceder em algumas coisas.
Nem homens nem mulheres sozinhos. O problema hoje é a forma como as pessoas se relacionam. Falta conversa, sobra ego, muita expectativa irreal por causa de rede social, medo de se comprometer e pouca responsabilidade emocional. Tem homem imaturo, tem mulher imatura e também gente madura dos dois lados. Relacionamento dá errado quando ninguém quer ceder, ouvir ou assumir os próprios erros. Quando os dois são adultos e fazem isso, funciona. Quando não, vira disputa pra ver quem erra menos.
- a falta de comunicação
- a falta de autodomínio
- a falta de uma boa referência familiar
- a falta de propósito
- a falta de Deus
- a falta de empatia
- e o excesso do POR MIM e a escassez do POR NÓS.
Obviamente é das mulheres. Indiretamente das mulheres.
O Instagram e Tik Tok detonou a cabeça de algumas mulheres. O nível de exigência para entrar em um relacionamento só não é maior que o de manter ele. Se você não leva ela para sair TODOS OS DIAS, se você não é o Zé Graça em pessoa, se você não tem um Type R estacionado na garagem, se você não tem Instagram bombando com fotos "Instagramaveis" você é nada mais que lixo.
O contraste entre casais fakes de Instagram e Tik Tok fica evidente quando a mulher moderna vê seu relacionamento com alguém que em vez de levar pra Maldivas no final de semana precisa ir trabalhar...
O maior problema não é nenhum dos dois individualmente, mas os valores do mundo moderno inviabilizam cada vez mais que pessoas comprometidas com um relacionamento sério se conheçam.
Relacionamento não é diversão, presentes, passeios, restaurantes, viagens, sexo, mas as pessoas têm achado cada vez mais que relacionamentos são viver esses passatempos.
O maior problema no mundo hoje está implícito exatamente nessa pergunta: " isso ou aquilo"
É a bi-polarização de qualquer coisa...
Que tal se o problema não for nenhum dos dois ? Ou se for os dois ? Ou se for 50% das vezes um e outros 50% das vezes o outro ? Ou se não há problema nenhum, relacionamentos sempre dão problema vez ou outra...
Não vejo dessa forma.
Na minha opinião, o maior problema que pode haver no relacionamento afetivo entre o casal é não haver reciprocidade de sentimentos e entregas ou por parte do homem ou por parte da mulher. Outro problema natural é não conseguir lidar com os defeitos do outro. Nesse caso é complicado. Num bom relacionamento, você gosta dos defeitos do conjuge, não se incomoda ou se incomoda mas tolera de boa. Aí a convivência é possível. Mas se um dos dois não tolera os defeitos do outro, imagino que não vale a pena continuar porque os conflitos podem ser fortes. Hoje penso assim.
O problema são as pessoas não se dando o tempo necessário de conhecer as outras, e colocando os sonhos e expectativas em uma pessoa totalmente desconhecida. Quando acaba a paixão, percebem que a outra pessoa não tem nada a ver com ela.