Faz e muita, te ajuda a aumentar teu vocabulário, a desenvolver tua escrita, melhorar leitura, estimula memória, além de reduzir o estresse, meu vocabulário e minha escrita são outro nível hoje por causa da leitura.
Faz diferença sim e muita, trabalha a mente, expande o vocabulario, se aprende palavras novas, se aprende a escrever corretamente, desenvolve o pensamento crítico e a criatividade, melhora a escrita e a capacidade de argumentação.
Reduz o estresse, exercita o cérebro, aumenta a empatia, melhora a concentração, e proporciona acesso a novos conhecimentos e culturas, sendo crucial para a saúde mental e o desenvolvimento cognitivo em todas as fases da vida.
Ajuda a ganhar mais vocabulário, e às vezes nem é vocabulário novo mas vocabulário que não usamos no dia a dia e na leitura "reencontramos".
Para além de ser uma forma de nos ficarmos em algo e uma maneira de ganharmos de alguma forma experiências. Dependendo do que estiveres a ler, podes desenvolver mais sentido crítico e outras visões num ponto que achavas conhecer.
Depende muito da leitura. Se você se dispõe a ler livros de autores diferentes, gêneros diferentes, épocas e estilos, pode aprender muito. Não só vocabulário, mas cultura, conehcimentos variados.
Agora se a pessoa só lê o mesmo tipo de livro, aí não vai fazer tanta diferença assim.
O pessoal já respondeu bem !!!
Acrescentando: a dopamina que você sente ao terminar um livro é super benéfica e saudável !!! Diferente de quando vc fica muitas horas nas redes sociais.
Vc sente muito prazer em terminar um enredo.
Nem todos os livros irá te prender, mas de vez em qnd, vc achará um livro que te fará entender o quão bom é ler.
Sem contar os assuntos variados que vc pode descobrir...q vc pode aprender, mesmo não fazendo parte do seu círculo social.
Obs: gente, o livro não precisa ser apenas clássico e filosófico. Um livro pode ser o assunto inútil que te faça passar o tempo e não há problema nisso, continuará tendo vantagens, pq leitura é algo monótono, diferente de assistir vídeos e filmes. O seu cérebro começa a se acostumar com letras e com algo simples, oq está faltando nos dias atuais.
De 2018-2019 eu tava estudando sobre financias, economia e investimentos, ai chegou num momento que os vídeos na internet ficaram muito repetitivos, era "muito mais do mesmo", ai arrisquei nos livros. TE JURO, em 1 livro eu aprendi mais coisas do que 1 ano de vídeo!!!
Livros de romance (história) a imersão que vc tem é outro nível também!!!
Se vc tiver estudando um novo idioma, ler livros nesse idioma mesmo que n entenda tudo enriquece muito seu vocabulário.
HJ em dia eu sou apaixonado pela leitura, o único tipo de livro que não indico é de coisas que se atualizam muito rápido, como T.I, já que eles se desatualizam muito rápido, mas de resto super indico!!!
Uma pessoa inteligente é aquela que tem facilidade de compreender as coisas e quanto mais você lê, mais facilidade você vai tendo de compreender as coisas.
Mas é muito importante saber selecionar o tipo de leitura para não ficar perdendo tempo lendo lixo literário, que te tira do nada e te leva pra lugar nenhum.
Sei lá, eu melhorei mesmo estudando português pra concurso. Mas estudar por leitura estimula bastante a mente e o raciocínio. Ler livros mesmo, de alguma história, não sei se ajuda tanto assim, acho que depende muito do que vc lê.
Faz toda a diferença. Leitura é codificação. Você se força a imaginar cenários, ter uma linha de raciocínio, relacionar conceitos, ativar a memória. Uma coisa é ver na tv um cenário, outra é ir lendo a descriação e se forçando a construí-lo na sua cabeça. Escrever, ler e fazer cálculos são os melhores exercícios para a mente.
Claro, depende da leitura. Uma coisa é, sei lá, Maquiavel e outra é livro do Pablo Marçal feito com IA.
"Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar, se quisermos que se mantenha afiada."
-Tyrion Lannister