0
28  22/01/2026 23h35

Dicas de como lidar melhor com ciúmes

Eu muitas vezes sinto, mas guardo para mim, não externalizo e nem tento “controlar” a vida do outro. Por outro lado, acabo me fechando e sinto que não me entrego 100% por autodefesa. Alguma dica de como melhorar isso?

Isso tudo começou depois que o meu namorado no início da relação secava outras mulheres na rua do meu lado. Me considero bem bonita, com corpo bonito, inteligente, mas isso acabou tirando um pouco da minha auto estima. Depois de ter conversado com ele, ele disse que olhava para todo mundo na rua, tanto homens quanto mulheres, mas que estava errado e iria parar, que ele ficou muito tempo solteiro e tinha esse hábito. Desde então, nunca mais aconteceu, mas eu até hoje fico com pé atrás.. No início da relação ele fazia umas brincadeiras sem noção também, já disse que me achava lindo e gostosa, mas que estava comigo porque me amava, porque já tinha ficado com mulheres mais gatas e gostosas do que eu. Fazia outras brincadeiras e comentários sem noção, mas eu coloquei limite, falei que não aceitaria isso e nunca mais rolou. Só que no fundo ficou uma sensação de insuficiência, sabe?

Decidi dar um voto de confiança e seguir com a relação, apesar de achar as atitudes sem noção e algo que eu penso que uma pessoa que ama a outra não faria.

Fico noiada pensando se ele faz isso quando não estou perto ou se ele realmente me respeita ou flerta com outras. Não quero perder tempo numa relação com alguém que possivelmente não me honra, mas ele nunca deu nenhum outro sinal além desse. Não tenho a senha do celular dele e nem ele do meu, então não sei com quem ele conversa ou deixa de conversar. Coisas pequenas me causam ansiedade. Ex: ele falou que uma mulher vai no escritório dele conversar sobre uma possibilidade de negócio e eu fico imaginando diversas coisas.

Além do medo de não ser respeitada, tenho medo de acontecer algo e eu não descobrir. Eu amo muito ele, queria conseguir ficar em paz. Complexo kakakakka me ajudem

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
3 0
eles respondem
22/01/2026 23h35
Zero. Algo que muitas mulheres até reclamavam, pois parecia que eu não me importava.

Ciúmes não são causa de problema, são consequência. Tem que procurar o motivo, ir a fundo pra entender de onde vem. Eu confio no meu taco e modéstia à parte, aprendi cedo a escolher bem minhas parceiras.

Se tenho ciúmes só pode ser uma ou as duas coisas: sou inseguro ou a pessoa não é confiável. Eu digo e repito, a base de toda relação, não somente amorosa é o tripé de honestidade, confiança e respeito. Tendo isso, está tudo bem.

Seu namorado claramente é meio imbecil, perdão. Brincadeiras retardadas, desculpas esfarrapadas.

Agora, você tem que decidir o que quer. Se decidiu dar um voto de confiança e ele parou de te dar motivo para ficar desconfiada, não sofra em vão. Não fique perdendo tempo criando cenários hipotéticos. Isso não serve pra nada.

Eu confio em alguém até o momento em que me dê bons motivos para não confiar mais e é isso. Não tenha medo de decepção, se ele vacilar contigo e te desrespeitar e perder a confiança, você termina e segue sua vida.

Vou te deixar com duas pedradas do Sêneca:
- Sofremos mais na imaginação que na realidade.
- Sofrer antes do necessário é sofrer mais que o necessário.

Força e paz aí.
anônimo
anônimo
22/01/2026 23h25
Não
22/01/2026 23h26
Não me considero.
anterior
Por acaso você lembra desse comercial?
próxima
Você considera errada essa atitude?