Bom, já estudei bastante sobre isso, sempre foi um tema que me chamou atenção. Alguns argumentam pobreza. Mentira. Países do sul asiático são tão pobres ou até mais pobres que nós e não possuem tal violência. Apenas países com histórico de guerra como o Afeganistão possuem histórico de violência, mas nem ele se compara com a América Latina.
Outros argumentam que a desigualdade social é a causa. Pode ser parcialmente verdade, mas há muitos países no top 20 do Gini que não possuem nem metade da violência da América Latina. Que nos leva a crer que existe um elemento a mais nessa equação. Na verdade, 2 elementos.
1) DROGAS. A América Latina é um solo fértil para o plantil de folhas de coca, de maconha, cogumelos, etc. Combine isso com um mercado consumidor gigantesco que é o Estados Unidos da América e a Europa. Países do eixo ocidental que demandam muita cocaína. O tráfico de drogas é responsável por alimentar todo um ecossistema criminoso que entra em conflito com ele mesmo (traficantes disputando territórios) e com os cidadãos comuns (roubos, latrocínios motivados para pagar dívidas de droga, comprar mais droga). O dinheiro da droga financia músicos, políticos, emissoras de TV. Existe tentáculos desse mercado bilionário em qualquer lugar desse buraco de merda aqui.
2) BOLIVARIANISMO, CHAVISMO, LULISMO. Qualquer político merda socialista. Não vou alongar sobre isso, mas se faça uma pergunta: por que Estados dominados por governos de esquerda são verdadeiros covis do crime organizado, das altas taxas de homicídio, etc.