Com isto não estou só a falar de jogos em que os designs são feitos com AI (podem falar sobre, mas não é o foco) e mais como alguns jogos têm por exemplo um AI chat que dependendo do que vocês respondem muda as coisas (e por aí vai).
Acredito que tem muito a acrescentar.
Imagina esses jogos que você cria o personagem se você pudesse enviar sua voz para ser modulada e ser acrescentada nas cutscenes e outras interações no jogo.
Jogos soulslike que conforme você se adapta ao combate dos chefes, eles também se adaptam aos seus, fazendo assim você ter que melhorar cada vez mais toda vez que morre.
Acho que a parte artística principal deve ser feita por humanos: escrever a história principal, dublagens, estilo artístico. Aí a IA fica para escrever parte dos códigos (supervisionado por humanos), renderizar algumas imagens, no máximo escrever alguns textos para "flavor".
Mas I.A tem que ser usado como uma ferramenta e não como uma pessoa.
O problema é que estão querendo jogar tudo na mão da I.A, mas a I.A tem muitas limitações também. I.As interpretam coisas de forma errônea, não entende a essência humana, não sabe lidar com conflitos humanos e problemas complexos do cotidiano, e sofre pra separar ficção da realidade. Não a toa que muitas vezes as I.As respondem errado perguntas simples. Criam vídeos ou imagem com pessoas de 3 braços ou atravessando paredes. São erros que sempre podem acontecer porque a I.A não capta bem as dinâmicas da realidade.
Tratar I.A como ferramenta é OK.
Tratar I.A como pessoa ou substituto de pessoas é péssimo.
Em jogos a I.A pode ser bom para treinar os NPC's, criar climas dinâmicos, dar mais "realismo" dento do mundo virtual dos jogos. Mas dai projetar um jogo completamente? Acho uma besteira tremenda. Mesmo dando certo em situações específicas, o toque humano é e sempre será extremamente importante, só um humano vai entender a necessidade de outro humano e não um robô domesticado e sem consciência.
a ia é uma inteligencia formidavel, alguem que trabalha com parametros e consegue processar muito rápido e não é sentimental algo que torna ele formidavél, diferente de pessoas que ficam revoltadas quando refutada.