A procura indevida evidencia o desvio de caráter que já existe nesse homem.
Vale ressaltar que o problema não é "olhar" ou "notar". O que evidencia de fato esse desvio de caráter é a postura que ele tem diante do que vê por aí. Se ele está deixando sua mulher de lado em busca de outra, ele pode não estar reconhecendo, por desvio de caráter, aquilo que há de bom naquilo que já tem (chamamos isso de cobiça - o excesso de atenção naquilo que não me pertence). E a cobiça pode também ser estimulada por uma evidente falta por parte da própria parceira. Tudo depende do cenário real do relacionamento.
A grande maioria dos homens casados ou com namoradas não estão com as mulheres que eles queriam, mas com as que eles conseguiram.
Então, uma hipótese é de ele nao gostar de verdade da namorada (esteja com ela por ter sido o melhor que ele conseguiu) e se declarar pra que ele realmente gosta.
Outra hipótese pode ser safadeza mesmo. Pensando rapidamente, eu me recordo de pelo menos 1 caso em que o homem tinha uma esposa linda e chifrar ela (eu até considero as duas igualmente bonitas, mas a maioria das pessoas que viu a foto das 2, considera a esposa mais bonita que a amante)