2.66K  15/07/2020 19h25

Formei tem 3 anos, estudo para concurso na minha área. Tinha 20.000 candidatos para cadastro de reserva.
Fiz 1 ano de cursinho quando formei, tenho estudado umas 4 horas por dia desde então.
Acontece que 6 meses antes de um concurso comecei a estudar 10 horas, dei duro e tirei 4 na prova.
Minha melhor nota nesses tempos todos foi 6,5. Estudei muito e tirei 4. Piorei.
O que acham que devo fazer? Não tenho talento para concurso? Devo continuar tentando ou desistir disso? Opiniões, experiencias?

eles perguntam
15 17
elas respondem
anônima
19/01/2018 10h41
Bem dizem que concurso a gente não estuda pra passar estuda até passar !!
As quedas são parte do processo. Aliás eu tenho um vídeo sobre isso mto interessante que fala melhor que eu :
19/01/2018 06h46
Embora eu seja funcionária pública, acho concurso, enquanto única opção, uma furada. Conheço muita gente passa cinco anos estudando para concurso apenas. Sem contar que nossa situação atual, política e econômica, não está nenhum pouco favorável. Editais com pouquíssimas vagas e uma concorrência assustadora. Se você tem muita vontade de ser funcionário público, tente, é claro! Entretanto não fique apenas estudando, trabalhe numa empresa privada enquanto isso, porque não adianta nada estudar, passar e não saber nada sobre como é trabalhar
19/01/2018 10h07
Acho que você pode mudar a forma de estudar, talvez a forma que você está fazendo não está te ajudando, talvez você conseguia absorver mais coisas quando estudava menos tempo e não ficava tão cansado. Você precisa exercitar seu cérebro não só estudando, mas também meditando e de vez em quando se divertindo. E também concordo com a amiga que falou que você deveria arrumar um trabalho por enquanto.
19/01/2018 10h48
Talvez vc precise mudar seu método de estudo. Eu não diria pra desistir, mas é bom ter um plano B.
anônima
26/01/2018 17h58
Nunca desista dos seus sonhos
19/01/2018 12h01
Você provavelmente estava sobrecarregado. Administra isso, não adianta querer se entupir de informações, esse seu estudo é um estudo vazio, sem aproveitamento, uma perda de tempo.
anônima
26/01/2018 20h35
Procura um coach. Eu tive um que nem me cobrava nada, mas parei por causa de outras prioridades. Às vezes não é só estudar muitas horas, existe técnica, forma correta de aprender e guardar na memória o que vc estuda.
19/01/2018 20h59
A preparação não é exclusivamente intelectual , também é física e emocional.. Ter um bom material , estudar de forma correta, enfim coisas que fazem parte do todo. O aprendizado acrescenta mais e mais, e uma hora vc consegue.Bons estudos
anônima
20/01/2018 00h11
Quantidade de hora de estudo não importa, se vc for ver mtos que passam não "vivem só estudando", têm poucas horas de estudo por dia porque trabalham, assim precisam aproveitar as poucas horas que sobram. Qualidade conta mto. Vc pode "dizer" que estuda 15hpras por dia não importa. Se vc nao resolver MTAS questões, nao buscar conhecer sua banca e, pior, não ter qualidade no estudo, infelizmente é melhor desistir.
15/07/2020 19h23
Você se imagina fazendo outra coisa ?
Se a resposta for sim, deve desistir
Se a resposta for não, continue
Obs: Eu usei esse critério quando fiz vestibular, persisti pois não me imaginava fazendo outra coisa, hoje curso a faculdade que sempre quis.
Boa sorte ;D
15/07/2020 19h25
Nem li, mas continua!
anônima
15/07/2020 19h17
Você é burro
anônima
15/07/2020 19h02
Concurso é loteria
anônima
26/01/2018 17h54
Estude as teorias, e faça muita questão, não desista fácil assim, não se compare com os outros, se quiser faça escadinha tente concursos de ensino médio, que é mais rápido passar depois vai tentando os dificeis.
E não adianta ficar 10 ou 12 horas estudando, umas 4 ou 5 horas divida no dia já basta.
Assista os vídeos de Fernando Mesquita e Alfaflix Motivacional Study, muito bom!
19/01/2018 15h30
Sei como é, mas você precisa ter em mente se é isso mesmo que você quer, se não está fazendo isso pela sua família ou pelo dinheiro sendo que sua real vontade era outra coisa. Porque se for por isso, não vai dar certo. Ou quando der você não vai estar feliz.
.
Bom, levando em conta de que é isso que vc decidiu pra sua vida, por sua vontade.. Não desista de você, ninguém é bom o tempo todo. Você vai passar na hora certa.
.
Reveja suas horas líquidas de estudo. Mais vale 2h de estudo e absorção de conhecimento do que 10h de leitura intensa "decorando" conteúdo. A chance de dar branco na prova ou não saber desenvolver é quase 100%
.
No mais, Concurso a gente estuda até passar :)
eles respondem
anônimo
19/01/2018 04h34
Vc assiste futebol? Neymar joga muito, né? É um dos melhores do mundo! Mas tem um porém. Ele não joga bem todo dia! Tem dias que ele briga com a Bruna, fica grilado e não joga bem. Tem dias que ele está nervoso e tb não joga bem. Tem dias que ele treinou a semana inteira e a bola bate na trave, falta sorte, o adversário faz o gol e ele perde a partida.
Foi meio estúpido comparar o seu caso com o Neymar, mas tem muita semelhança. Vc é humano, parceiro. Tem o direito de falhar. Sou concursado há 2 anos. Falhei em vários concursos, mais de 10, estudava igual a doido. Quando eu reprovava, ficava chateado, mas eu sei que tinha feito a minha parte. Uma hora o universo vai presentear seu esforço com a aprovação. Só não pode desistir.
19/01/2018 08h11
Nunca desista dos seus sonhos.
O Cafu foi reprovado 14 vezes até se tornar jogador,
Lincoln foi considerado burro no colégio e se tornou o presidente mais sábio dos estados unidos, você é o que você acredita, tem luta e tem dificuldade mas se você não confiar em você e desistir, vai continuar sendo perdedor, nunca desista.
19/01/2018 06h40
Concurso é talento desperdiçado.

"A geração de hoje cresceu num mundo em que, na escola e na imprensa, o espírito da livre iniciativa é apresentado como indigno e o lucro como imoral, onde se considera uma exploração dar emprego a cem pessoas, ao passo que chefiar o mesmo número de funcionários públicos é uma ocupação honrosa."
- Friedrich Hayek
11/01/2019 20h14
Jovem, estudando quase nada, em um concurso de nível médio no qual a nota de corte foi 70, eu acertei 59. Se eu estudasse, acho que teria acertado 80% com facilidade.
Provas para uma área específica são mais complicadas, mas normalmente eu faço provas e me dou bem justamente nas matérias específicas, por conhecimento e experiência na minah área.
Sabemos que os cursos preparatórios não acertam questões, mas os mais famosos, passam perto, simulando questões muito parecidas com as que caem em prova.
ESTUDAR, LER, DEVORAR MATÉRIAS, como por exemplo, ler a constituição para se sair bem em Direito Constituscional, eu particularmente, acho FURADA.
A não ser que você tenha o talento incrível de ler e decorar cada parágrafo do que estuda.
A minha sugestão e que tenho como SEGREDO DO SUCESSO é FAZER QUESTÕES DE PROVA.
Eu acho que 1000 questões por matéria é algo que PODE AJUDAR !!!
Ruim, com preguiça, entre 500 e 700.
Fazer questões, observar os erros, entender os acertos é o que vai garantir a aprovação.
CURSOS SÃO BONS, mas apenas para que você seja direcionado, para que tenha foco no que interessa em determinados concursos, para não estudar o que não tem necessidade.

NÃO DESISTA !!!
17/09/2018 20h24
Acredito que esse vídeo vai ser muito esclarecedor pra vc.
anônimo
19/01/2018 05h02
Esses cursinhos para concurso são muito caça-níqueis, muitos não orientam bem os alunos, só querem chupar o dinheiro deles.

O foco é você realmente se dedicar ao estudo das leis e/ou habilidades e conhecimentos que constam no edital, e pegar o curso apenas para uma orientação.

Sem falsa modéstia, eu já prestei um concurso para a Petrobrás, não estudei nada, nem uma linha sequer, nem um dia sequer - sério!-, e consegui acertar 61% da prova. Eu não passei, claro. Faltou bastante, ainda. O concurso seleciona os TOPs mesmo. Mas eu também não tinha vontade de ser funcionário público. Já estava na iniciativa privada e estava gostando dela. (Claro que eu não disse aos meus patrões que iria prestar concurso público.)

Se você quer trabalhar na iniciativa pública, a primeira coisa a fazer é encontrar a sua vocação, a profissão certa para você dentro dela. Para que você seja feliz no seu trabalho. Lembre-se de que você não está escolhendo uma teta para mamar, mas um ofício, um laboro, uma profissão. Ninguém sente-se à vontade para estudar aquilo que não quer estudar, tampouco para trabalhar com aquilo que não quer. Acaba sendo um estorvo. Decidido o cargo, a partir daí o segredo é estudar bastante e persistir. Uma hora você consegue.
anônimo
19/01/2018 19h41
Não para. Não saia da fila. Continua vai vencer. O mais difícil já fez. Que é engrenar. Começar A estudar.
Neo
19/01/2018 10h12
Então se você for para a iniciativa privada desistirá na primeira entrevista que não passar? Acho que não né.
E outra, quantidade não é qualidade. Quanto dessas dez horas você está de fato aproveitando? Não é inteligente estudar dez horas se você não aguenta. Eu não estudo esse tanto e já estou batendo na trave. Reveja sua forma de estudar porque algo ai não está funcionando pra você.
anônimo
19/01/2018 10h02
Também fui mal em vários concursos antes de passar, se você desistir é pior.
Costuma-se dizer que se estuda pra concurso até passar... Então... Continua
anônimo
19/01/2018 10h21
Amigo, só te digo uma coisa: Você está todo errado. Está errado quando diz indiretamente que não tem capacidade, está errada a forma que você estuda e está errado o tempo que você AChA que estuda.

Você quer realmente passar no próximo concurso? Então faça exatamente o que eu te direi:

Primariamente, leia este livro:

Secundariamente, após o término, você já terá repudiado completamente cada palavra que escreveu acima, portanto, estará na hora de repensar a maneira que você deve, finalmente, COMEÇAR a estudar. Indico estes canais e livro:

https://www.youtube.com/channel/UCGdIcWh5Iam-WEqIqpEz0SQ
https://www.youtube.com/channel/UCha1WszRnzTExC53MHytypg
https://www.youtube.com/channel/UCCFsVjl84mdKtcS0-WC1G-g

Os livros indicados podem ser baixados gratuitamente da internet. Faça o que eu disse e verás que está tudo errado e o sistema de educação atual é feito para emburrecer tudo e todos, ninguém aprende a estudar seja na escola ou na faculdade por culpa dessa república marxista fila dap uta. Ignore completamente esse meu comentário e permaneça no erro: Bom dia.
anônimo
19/01/2018 21h12
Bom, posso dar minha opinião por MUITA EXPERIÊNCIA! Faço concursos desde 2011 e passei em 2. Só que os dois foram de Bancos (Caixa e BB de 2012). Acontece que NINGUÉM FOI CHAMADO! Ou seja, me ferrei. Bom, depois continuei estudando, e eu estudo mt, abdico de tudo, assim como vc fez, porém por mt mais tempo. Me formei em 2017 em Direito. (já passei na OAB). AI ano passado, tava estudando pro concurso do MPU, e passei as festas estudando! Ai cancelaram o concurso -.-, pra não sei quando! Sabe o que eu fiz? Me matriculei no cursinho pra vestibular de Medicina. Eu cansei realmente desta vida. Vc estudou mt pouco tempo (6 meses). O meu pelejo é desde 2011. Posso te garantir, que PENSEI MUITO! E cheguei a conclusão que é mais mais fácil tornar-se médico do que passar em concurso top. E bom, eu cansei, então farei medicina e serei um advogado..médico (:
19/01/2018 10h00
Continue sim , nem sempre a gente vai na primeira.
anônimo
26/01/2018 20h32
Tenta novamente, porém, procura escolher melhor seus professores... ex: em matemática pode acontecer de ter raciocínios diferentes pra resolução de questões, isso acaba atrasando vc, e outra coisa na net tem vários conteúdos GRATIS excepcionais, dps que consumi-los , aí sim vc procura um curso especifico pra resolver as questões mais rápido, primeiro aprende o básico e dps o atalho. Indicaria o alfa ,mas agora não sei quais são os professores de lá. ..
anônimo
19/01/2018 07h46
Cara, primeiro vc tem q se perguntar ...se vc realmente gosta de estudar....vc já deve ter sacado q qm passa em concurso gosta e sabe como estudar, além de ter mta disciplina!...

Se vc refletiu e viu q é seu perfil msmo ....Então reveja se vc nao ta sentindo a pressão na hora da prova!!....isso já aconteceu cmg...até em concurso facil....parecia q tinha emburrecido no dia da prova!!

Mas cara, de todo modo, vc tem deus google na suas mãos, pesquisa novos métodos de estudos....e vai testando!! Até invente seu método!!

Dica minha e nao falo mais, pra nao aumentar a concorrência:
O q faço hj e melhorou mto meus resultados é resolver questões exaustivamente como revisão dos subtópicos das matérias. E treinar a memória.

Boa sorte, meu caro!!
anônimo
23/02/2018 11h44
Pense como se fosse uma faculdade, investir 5,6 anos nisso... alem disso, aprimorar suas formas de estudo z de decorar ora aumentar sua eficiência
anônimo
19/01/2018 16h57
Desistir é para os fracos.
Quanto maior a dificuldade maior é a vitória.
Concurso nem sempre se passa de primeira, concurso é persistência, fazer até passar.
anônimo
19/01/2018 23h59
Cara, não desiste. Persiste que tu vai conseguir.