eles respondem
Não. Precisa ser brasileiro nato, ter mais de 35 anos, ser eleitor, filiado a um partido político e não ter substituído o atual presidente nos seis meses antes da da eleição.
Precisa nem ser alfabetizado.
Essa é nova hein, direto de 1989.
Pra governar é preciso ter democracia. Pede a um engenheiro pra solucionar problemas de gestão pública por ex.
Seria bom quem quer presidir um país ter uma facul de adm...sei la.
Mas...o importante mesmo seria os participantes da câmara,senado etc serem formados...quem decide alguma merda no país são estes..e não o presidente.
Não há a necessidade de especialização pois é um cargo executivo. Todo cargo executivo deve prevalecer de boas ideias, ambição, conhecimento geral e pessoal, e não uma especialização teórica de alguma área. Um engenheiro é um profissional da área, por isso exige um certificado que comprove seu nível de conhecimento nessa tal área. Imagine permitir qualquer um construir um prédio sem conhecimento? Isso não significa que ele seja incapaz por não ter diploma, mas é só uma forma de garantir que REALMENTE ele sabe do que faz.
Além disso, todo presidente é cercado de apoiadores que cuidam da parte técnica, e administrativa do governo.
Na verdade precisa ter uma equipe bem montada que cubra as áreas da administração pública , da indústria, da agricultura e dos serviços, além dos controles jurídico, orçamentário, financeiro e da negociação parlamentar. Veja bem é um suergeneralista com capacidade de liderança e visão privilegiada o que aliás tivemos poucas vezes na Repúblicaa. Então diploma em alguma faculdade do nosso péssimo ensino não faz tanta diferença assim.
Tecnocracia seria uma boa mesmo.
kkkkkk rapaz, para ser bem sincero com vc o diploma nem é o mais importante (claro que é), mas o que vale mesmo é ter o famoso CREA.
Diploma é só um pedaço de papel. Dilma é graduada em Economia, Tironaro Gomes é formado na AMAN e tem graduação em um acampamento de escoteiros em Harvard, Lula é... analfabeto mesmo.