Alavancagem. Usando o dinheiro (também o tempo, energia e conhecimento) dos outros.

Um exemplo:

Você compra uma casa de 1 milhão com 100 mil de entrada usando o próprio dinheiro e 900 mil financiados com o banco. Não é difícil conseguir 90% de empréstimo para uma casa. Vou imaginar que a taxa de juros é 5% ao ano e depois de 1 ano a casa valorizou em 10% para R$ 1.100.000.

Você vende a casa por R$ 1.100.000, paga ao banco o restante do imóvel (900 mil) e os juros (45 mil). Agora você tem 155 mil reais.

Isso significa que seu investimento de R$ 100 mil virou R$ 155 mil ou seja +55% de retorno com uma valorização de apenas 10%. Isso acontece porque enquanto o investimento cresceu 10%, a taxa de juros que você pagou cresceu 5%. Essa diferença de 5% garante um retorno exponencial.

Se o você conseguisse pegar 95% do valor da casa como empréstimo do banco e investir apenas 50 mil de entrada, poderia ter um retorno de mais de 100 mil (+100%) no mesmo investimento. É assim que se multiplica dinheiro rapidamente.

Enquanto a classe média tem poucas opções para alavancar (em geral com casas), os ricos podem fazer isso em diversos setores, como mineração, petróleo, portos, seguros... Em qualquer lugar onde o percentual de retorno seja maior que o percentual de juros pagos.

O que acontece é que a alavancagem pode crescer ou diminuir seu dinheiro rapidamente. Se o preço da sua casa caisse apenas 5%, seu imóvel passaria a valer R$ 950 mil e você ainda deveria R$ 945 mil (900 mil do empréstimo + 45 mil dos juros), ficando com apenas 5 mil reais. Seus 100 mil viraram apenas 5 mil (-95%) com uma queda de apenas 5%.

É assim que se ganha ou perde dinheiro muito rápido. O Eike Batista por exemplo foi de um dos 10 mais ricos do mundo com mais de 30 bilhões de dólares para -1 bilhão em pouco mais de 1 ano porque estava alavancado com empresas abertas na bolsa de valores. Recentemente ele saiu da posição de pessoa mais pobre do mundo (tecnicamente) para bilionário outra vez usando alavancagem.

É por isso que empresas e governos pegam dinheiro emprestado. Quanto mais você consegue crescer (com) o dinheiro dos outros, mais rico você é. Enquanto pessoas que trabalham duro juntam dinheiro por anos e anos a fio para conseguir um valor significativo depois de velhas, pessoas bem sucedidas usam tempo, dinheiro e conhecimento dos outros para acelerar as coisas.

Tá aí uma coisa que não se aprende nas escolas. Como boas oportunidades não são oferecidas aos novatos, você precisa adquirir experiência e estar muito bem informado para reduzir os riscos. Comece devagar.

Recomendo dois livros para entender alavancagem de dinheiro e tempo:
- Pai Rico Pai Pobre
- Trabalhe 4 horas por semana

ps: comprar uma casa para morar não é investimento, é despesa.
anônimo
18/08/2015 22h45
Proatividade, empreendedorismo e coragem para arriscar.

Caractirísticas difíceis de se encontrar.
18/08/2015 23h05
São pessoas que tomam decisões arriscadas, podendo dar mto certo ou mto errado.
anônimo
18/08/2015 23h21
Eu tenho o dom de perder dinheiro. =|