Você acha que a tristeza é um mal necessário para evoluir?

2
anônima
80
8d
Entre na sua conta para participar
elas perguntam
15 respostas
10
5
eles respondem
10
Acho que é um atraso e uma perda de tempo isso sim. Quem controla suas emoções o máximo que conseguir, certamente terá uma grande vantagem.
Tem pessoas que só evolui no fundo do poço, é o caso do meu amigo.
anônimo
9d
Acho que pode ser.
Mais fácil a tristeza atrapalhar. Diria que pessoas saudáveis "perdem" e "ganham". Mas perder mais do que ganhar causa um sentimento que o mundo é ruim e a pessoa fica com uma visão pessimista e isso faz ela se isolar, estagnar e etc.

Diria que o normal é conseguir as coisas com o empenho e esforço equivalente a elas, ser muito difícil de conseguir algo que pra maioria das pessoas é "simples", causa sérios danos psicológicos na pessoa, pelo menos foi isso que observei.

Enfim, tristeza é necessário, mas Diria que em dose mínimas.
anônimo
9d
image
Eu acho que sim. É nela que fazemos as mais sofisticadas análises vitais. Só sabemos que é bom porque lá atrás a gente soube que o que era ruim :D
Sim, entrar em contato com os próprios sentimentos traz amadurecimento. Tristeza faz parte da vida.
Não acho, a tristesa pode ajudar no crescimento, mas ela não é essencial para nossa evolução.

O ciclo da vida sempre tem altos e baixos, sofrimento e alegria são inevitáveis, mas nem todos tem a capacidade de evoluir nesses momentos, alguns se enterraram mais ainda na tristesa.
Embora eu acredite que Deus permita determinados males para que deles se possa extrair bens maiores, não acredito que o mal seja ontologicamente necessário para escolher o bem.

Estou mais próximo da visão agostiniana, de que o mal não possui substância, ou seja, não é algo em si mesmo, sendo apenas a ausência do bem, do mesmo modo que o frio não é algo em si mesmo, mas apenas a ausência de calor.
elas respondem
5
anônima
8d
Sim, na Bíblia mesmo é dito que Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.

Dor, tristeza, sofrimento são formas de aprendizado, conhecimento e evolução.

Se tudo fosse às mil maravilhas estaríamos no céu, onde já seríamos perfeitos, onde não há choro, tristeza, dor, sofrimento, e só riso, alegria, paz.

Mas enquanto estivermos na Terra precisamos passar por aflições, como Jesus mesmo disse: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
anônima
9d
Sim. Se acertamos o tempo todo, tendemos a estagnar. O erro nos força a evoluir, e a tristeza que surge com ele acelera esse aprendizado — desde que a pessoa esteja disposta a refletir e mudar.
É a experiência que faz evoluir e muitas vezes as experiências são tristes .
anônima
9d
Claro que não, nada a ver, isto se aplica para pessoas preguiçosas e inuteis, só se mexem quando realmente é necessário. Conheço pessoas maravilhosas, esforçadas, tem uma vida incrivel, sempre foram felizes e cada dia evoluem mais como pessoas e como profissionais.
anônima
9d
Não. A tristeza muitas vezes só atrapalha a vida de uma pessoa e pode ser que ela nunca se recupere, por isso tanta gente comete suicídio.