1.65K  25/11/2019 00h36

Segundo a psicanalista Regina Navarro Lins, acreditar que é possível controlar o desejo de alguém é apenas uma das mentiras do amor romântico. E que os modelos tradicionais de amor e sexo não estão dando mais respostas satisfatórias, o que isso abre um espaço para cada um escolher sua forma de viver.

Nessa entrevista ela explica o porquê:

https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2012/12/08/ninguem-deveria-se-preocupar-se-o-parceiro-transa-com-outra-pessoa-diz-psicanalista.htm

O que acham?

elas perguntam
17 19
eles respondem
04/02/2018 12h18
Ela é adepta do "poliamorismo". Está expressando seu gosto pessoal.

Um adepto do assexualismo iria dizer "ninguém deveria se preocupar em fazer sexo".

Normal.
04/02/2018 12h07
Mais uma psicanalista querendo vender seu livrinho de como salvar sua vida sexual depois dos 40, enfim hedonismo é uma tão velha quanto o relacionamentos. Cada um vive sua vida do jeito que quer e Fodase.
anônimo
04/02/2018 12h44
o maior problema seria em questão de saude, camisinha protege de algumas DST, mas pela saliva pode passar hepatite C e varias outras doenças q eu nem conheço, o problema seria trazer isso pra dentro de casa, a outra pessoa nao merece contrair doenças fatais por isso. Mas tirando isso, digamos q tem um fundo de verdade....
anônimo
04/02/2018 12h09
Essa psicóloga é uma puta e quer que todo mundo seja.
Claro que todo mundo vai desejar outras pessoas alguma vez, assim como desejamos matar, roubar, torturar.
04/02/2018 12h51
Discordo.

Não podemos mesmo controlar os desejos de outras pessoas, isso não conseguiremos fazer. Cada pessoa tem suas próprias vontades e desejos.
Mas, uma pessoa comprometida, com acordo de fidelidade ao parceiro, querer transformar seus desejos e vontades em realidade, ai já é outra história.

Se existem relacionamentos que são assim, tudo bem, cada um vive da maneira que achar melhor.
Mas não podemos achar que a salvação para TODOS os relacionamentos seja baseado no que essa mulher disse.

Essa 'psicanalista' é uma daquelas pessoas que tem visibilidade na mídia e na imprensa, então, se aproveita dessa exposição fácil para divulgar a SUA particular maneira de pensar.
E baseando-se também na sua formação acadêmica, muitas pessoas darão ouvidos a qualquer coisa que ela diga.

E assim, ela tenta de uma forma ou de outra, induzir as pessoas que o que ela diz está certo, que será o melhor para a humanidade, que todos viverão melhor se derem ouvidos ao que ela fala, e etc.

Ou seja, ela é uma pessoa querendo inverter e subverter o senso comum, usando suas habilidades e técnicas de manipulação verbal. E pior é saber que muitas pessoas cairão nas lábias dessa mulher...
04/02/2018 12h31
Se o casal estiver em uma relação aberta, vá lá. Mas em monogamia, há que cumprir o acordado.

Não é trepar ou não com outras pessoas que garantirá sucesso em relacionamento. É honestidade, Confiança e Respeito.

Se você tem isso, não há necessidade de "controlar o desejo do parceiro", ele mesmo irá se controlar para não te desrespeitar e trair sua confiança. Nenhuma mulher controlou meu desejo. Eu me importar com elas me fazia assumir essa responsa.

Agora, quanto a mais casais experimentarem sexo com outras pessoas e isso ser visto como normal, concordo. Aliás, desde que me entenda por gente, isso já é normal, a diferença é que esses casais eram discretos. Hoje a moda é tudo querer ser aceito e aplaudido. Blah, casa de swing serve pra quê?

Enfim, não acho que sexo e fidelidade sejam o problema, é em SABER cuidar de seu relacionamento que vejo muitas mulheres e principalmente homens falharem.

Já falei e torno a repetir, com essa emasculação dos homens, no futuro várias mulheres irão preferir dividir um macho de verdade que ficar com bananas.
04/02/2018 12h12
A mentira inerente à tese dela é a hipótese que as respostas satisfatórias alguma vez existiram nesse ou noutro modelo.

O homem sempre foi insatisfeito, inseguro, agressivo e medroso.

Dar pra todo mundo ou se reprimir, não importa, sempre fomos e seremos insatisfeitos.
04/02/2018 13h44
Independente de se criar ou não um acordo de fidelidade: Essa psicoanalista (psicoanalise é uma pseudociencia), esqueceu dos fatores biologicos da coisa. Transa com outras pessoas pode tambem trazer DSTs. Acho que é bem preocupante se seu parceiro ta la transando a esmo com pessoas que voce não conhece, e que logo não sabe do historico, e te passando um virus ou bacteria simplemente porque ficou com vontade de fazer sexo com outras pessoas. Fora risco de gravidez e blablabla

Agora, se o relacionamento se iniciou com um acordo de fidelidade e monogamia, nada mais justo do que se manter assim. Caso não queira mais permanecer nisso, basta cair fora e deixar outra pessoa mais disposta tomar seu lugar.

Essa psicoanalista, ta falando varias bostas. Não leve alguem a serio apenas por ela ter um titulo. Na verdade, leve ela menos a serio porque a psicoanalise é criticada mesmo dentro da psicologia.
04/02/2018 16h08
Bom, já acabaram com a opinião da mulher de todas formas possíveis. Ela quer vender o livrinho dela e para isso tenta empurrar a ideia de que é bom deixar a condição de ser humano de lado e agir como um animal irracional.
anônimo
04/02/2018 14h07
Mais uma puta querendo impor a putaria como algo normal.

Por mim, que todas as pessoas vivam como cães, com suas cadelinhas no cio copulando no meio da rua.

Milhões de anos de evolução, criação da sociedade como um todo, anos e anos de aperfeiçoamento para no fim querermos viver como malditos animais.

Que irônico, não?
04/02/2018 14h37
Não gosto da ideia de saber que uma mulher minha esta transando com outro cara. Por outro lado, já deixei quieto algumas vezes, por entender que devido os meus fetiches elas sentiam vontade de um sexo 'normal' e acabei cedendo...
04/02/2018 13h40
Se for minha namorada ou esposa claro que vou ligar né. Agira uma amiga colory ou uma ficante nem ligo.hehehe
04/02/2018 18h47
Roma e Grecia antiga estao aí pra provar que da pra separar relacionamento de sexo. Nao digo poliamor propriamente, pois isso envolve mais de um relacionamento afetivo.
anônimo
04/02/2018 16h05
Astrologia faz tanto sentido quanto essa merda aí.
anônimo
25/11/2019 00h36
Obs
anônimo
04/02/2018 18h42
Cada um se preocupa ou não com o que quiser, eu por exemplo não ligo a mínima para as teses dessa dona Regina Navarro Lins.
04/02/2018 19h23
Ninguém deveria se preocupar se o parceiro (a) transação com outra pessoa?

Isso é a maior imbecialidade que já li. Não vou nem entrar na questão sentimental mas só no outro fazer sexo com outra pessoa já envolve risco de doença AIDS etc. Fora que se o homem não se preocupar pode assumir filhos de outros e pagar pensão por isso. Só esses dois motivos já demonstram que esse pensamento é ridículo e irracional.

Se fosse falar das questões sentimentais dava pra escrever um livro. Enfim, não concordo!
elas respondem
anônima
04/02/2018 12h38
Monogamia está ligada a cultura e ao costume do povo.
Sendo assim algumas pessoas usam de subterfúgios para trair ou como desculpa para o mau caratismo uma vez que se estão numa relação monogâmica e e de acordo dos 2 terem um ao outro.
O relacionamento tem que ser baseado na lealdade acima de qq coisa.
anônima
04/02/2018 14h29
Discordo completamente!
Quero saber o que vão fazer em relação a gravidez, as crianças e as doenças sexualmente transmissíveis:
O número de abortos vai crescer significativamente e, acho que vai aumentar a desvalorização da vida humana; a saúde pública não é boa e temos doenças como a aids ainda; gostaria de saber quem vai ser o pai das crianças que nascerem nessa situação. Será que vão encontra-lo?
Se o homem é incapaz de se controlar, deveríamos pegar leve com os estupradores, pois, eles são vítimas, pois, não tem domínio sobre eles? E os pedófilos?
04/02/2018 13h36
What?
Eu quando estou namorando, e consequentemente apaixonada, não sinto desejo nem vontade de transar com outros, só ele me basta. Eu acredito que sentimento funciona assim, se ta sentindo desejo por outros(as), não ta gostando o suficiente.

Povo hoje em dia só busca argumento p traição e putaria. Fica solteiro porra!
anônima
04/02/2018 13h46
Jamais vamos conseguir controlar o desejo do outro, isso é fato, até como um todo na relação. Cada um tem sua vida, rotina e etc. Mas agora esse negócio de poliamor pra mim não dá não, no momento que tu deseja algo sério com a pessoa, tu firma um compromisso e a partir dali tu respeita para ser respeitado. Ninguém te obrigou a entrar nesse relacionamento, escolheu porque quis, porque tem sentimento, porque há vontade de estar junto, atração... Relação aberta pra mim é só uma desculpa pra incentivar a putaria.
04/02/2018 12h44
No momento em que meu parceiro se eu fizermos um acordo de fidelidade e comprometimento afetivo e sexual, obviamente que vou me preocupar se ele transa com outra pessoa. E pregar que os modelos tradicionais de amor e sexo não estão mais dando respostas satisfatórias, é a mesma coisa que incentivar a putaria, a infidelidade aberta e o caos nas relações amorosas.
Cada um adota o que mais lhe convêm, o poliarmor ou "casamento aberto" existe há décadas, e pelo que eu vejo com as pessoas com eu convivo, as relações normais ainda continuam em moda sim. Acho que se deveria mesmo é incentivar como resolver os problemas nas relações e não apenas incentivar a colocar outras pessoas no meio, como se isto fosse a solução.
Mas enfim, cada um sabe onde aperta seu sapato.
04/02/2018 19h38
Eu acho q um relacionamento vai dar certo quando vc gosta da pessoa, compartilha de objetivos e princípios e sente por ela respeito e desejo. Vc não precisa querer construir uma família mas precisa ver um futuro juntos, sentir q estar com o outro te faz crescer.

Quando fala em poliamorismo, na minha opinião, tem dois caminhos:

1. Vc tem um parceiro fixo e fica com outras pessoas pra satisfazer suas vontades, variar e blablabla, ou

2. Vc tem vários parceiros com os quais vc tem basicamente uma amizade colorida.

Pelo menos são esses os "padrões" q eu conheço. Falando sobre o padrão 1, q eu já vi dar certo, vc basicamente tem q ser muito confiante, ter muita fé no seu relacionamento e ser muito desapegado rs, além de diferenciar um casinho da ligação maior entre tu e teu parceiro, inclusive pros teus ficantes, no fim vc é o parceiro do fulano... Tem quem não consigua lidar com o fato de que o parceiro está vendo outras pessoas, que haverão momentos em q ele está abrindo mão de estar com vc para estar transando e curtindo com outras pessoas... aí vira merda rs.

O caso 2 é um estilo de vida, ao meu ver, muito falho. Vc está se relacionando com um monte de gente, tendo uma variedade enorme e tudo mais mas vc não se envolve de verdade, vc não se firma, não há construção de nada e vc provavelmente vai chegar num ponto em q vai pensar "caralho, qual o sentido disso?" E se sentir super abandonado. Ou super bem... mas aí tu ta em outro nível de desprendimento emocional kkk.

Enfim, acho q muito mais q se preocupar em conhecer e/ou transar com outras pessoas pra libertar suas vontades, explorar sua sexualidade e o escambal nós temos q nos perguntar pq nos relacionamos. O q é importante pra vc? Pq vc está com seu parceiro? Será o sexo o problema? O q no sexo não te satisfaz? O problema é o seu parceiro ou o conhecimento q vc tem de como si dar prazer? Transar com outras pessoas é a resposta?
Até q ponto transar realmente vai mudar a sua vida?

É o q eu acho.
04/02/2018 17h05
O problema é o ciúme que as pessoas sentem, queremos ser donos de seres humanos, então ninguém vai concordar com isso. As pessoas ficam com raiva só de imaginar.
anônima
04/02/2018 16h56
poliamor...nenhuma novidade..está propondo voltar a Antiga Grecia...rss
04/02/2018 15h58
Mulher sem noção... O parceiro achar outro pessoa bonita, sentir atração ok, é normal, agora se envolver, transar?! Para né
anônima
04/02/2018 12h42
Bom eu sou careta e não me moldo aos valores do mundo moderno, pra mim um relacionamento existe entre duas pessoas e só, se eu quisesse trepar com um monte de gente entao eu escolheria ser livre e não optaria por um relacionamento sério
04/02/2018 19h22
Discordo! Só de ler o que essa "psicanalista" escreveu já sinto calafrios.
Nossa! como pode existir uma pessoa com uma mente tão aberta? Meus Deus, isso não passa de uma mente egoísta, egocêntrica, essa aí com certeza deve viver olhando apenas para o própio umbigo.
Eu defendo a opinião de que o relacionamento aberto deve ser em comum acordo, ou seja, se uma das partes ou ambas as partes não estiver feliz em dividir o seu parceiro(a) então é melhor mudar os conceitos dessa relação.
Se uma pessoa casa deve respeitar o seu parceiro, a família, as finanças do casal, e a saúde da pessoa que diz que ama.Amor e exclusividade andam juntos, não é possível eu dizer que amo meu marido e transar com outros homens simplesmente porque tenho desejo sexual, se for assim é melhor eu ficar solteira, isso não é um assunto que só diz respeito à própria pessoa. ... - dever fidelidade à pessoa que amamos é o que mantém vivo um relacionamento .
Eu não me casei para ficar em casa sozinha assistindo um filme enquanto meu esposo está trepando com outras mulheres que eu nem conheço, simplesmente porque a querida Regina Navarro pensa que "ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa". Sim, eu não vou me preocupar com isso e assim serei a mulher mais feliz do mundo.
Afffffff, que opinião mais escrota! conta outra! assim a humanidade estará regredindo, voltando à época das cavernas em que o homem puxava a mulher pelos cabelos.Isso não é evolução e nunca será a realidade dos casais que se amam.

Meu marido chega em mim e diz:
-Amor, estou com desejo de variar no sexo, hoje vou transar com a gostosa da Helena e me dá um beijinho de despedida.
E eu digo:
-Tchaw amor, vou ficar aqui te esperando, talvez depois eu chamo o Ricardo e o Léo para fazer sexo comigo.

Afffffffffff, melhor ir em uma casa de swing, existem várias!
anônima
04/02/2018 14h14
Gosto muito dos textos da Regina. Concordo c ela mas há algo q se chama senso. Vc pode ter desejo por outra pessoa estando comprometido, porém, há o senso q torna a relação à base de fidelidade e lealdade.
04/02/2018 14h11
Não tem como ignorar o que o parceiro/a, faz da vida sexual dele. Uma vez que ele também está numa relação estável.
Não da para ignorar questões como cuidados com a saúde, qual o tipo e frequência com a qual ele/a, se relaciona com uma ou mais pessoas. Isso se a pessoa está convivendo com a outra e adepta do amor livre.. Realmente não da para negligenciar isso.
Concordo com ela, quando ela diz que, o amor romântico é uma idealização fantasiosa e que esse tipo de amor, causa frustração nas pessoas que não curtem viver em uma relação monogâmica.
Mas todos nos sabemos que nunca foi assim, traições ocorrem e existe sim uma aceitação nivelada. Só que mais para o homem. Porém, com a aceitação de muitas mulheres, embora não admitam para a sociedade de uma forma geral. Isto é fato.
Eu acho que a tendência é sim, que as relações amorosas na segunda metade do século( no ponto que ela se refere) mude um pouco. Mas não dessa forma literal.
Os padrões sempre existiram, não creio que isso mude, mas a forma com a qual muitas pessoas viveram
suas relações, eu acredito que sim.
Muitas pessoas são infelizes nas suas relações por que não tem coragem de viver e serem o que elas desejam. Concordo com ela plenamente!
04/02/2018 12h46
Concordo que é impossível controlar o desejo do outro e é uma puta ilusão acreditar que o(a) parceiro(a) não deseja outras pessoas. Porém estou no ocidente, sob forte influência dos preceitos cristãos, então gosto de pensar que a monogamia é viável, entretanto, enquanto ser apenas biológico, somos poligâmicos
04/02/2018 12h56
Gente... o que ela fala é do que temos de mais íntimo e reprimimos por questões culturais... essa insatisfação sexual acumula mta energia e extravasamos de outras formas: ansiedade, depressão, psicose, etc. Somos seres inseridos numa sociedade e isso nos limita... e isso é bom, pois controlamos nossos impulsos mais primitivos... entretanto, recalcamos. Como ela coloca: "Reprimir os verdadeiros desejos não significa eliminá-los."

Mas tá... ninguém irá aceitar... ela fala que poderia ser uma solução... e alguns casais já aceitam e compartilham dessas situações.
anônima
04/02/2018 18h47
Eu concordo até certo ponto.Tem muitas verdades no que ela falou, mas as pessoas sempre vão correr pro modelo tradicional de casamento e vida conjugal .Eu não creio que o amor é uma construção social, nunca , caso contrário como explicar pessoas que vivem em realidades brutais e são capazes de amar.Pra mim o amor o verdadeiro amor é um motor capaz de impulsionar toda a vida daquele indivíduo, ele se enxerga tal como é e vê o outro como é também. Ele fortalece e aquece, engrandece e renova .O amor jamais poderia ser uma construção social pq ele não tem moldes e é extremamente particular. O que existe é a "idealização" de como o amor deveria ser, o que dependendo de onde e como é apresentado, não passa de uma ferramenta para manter controle.No tocante à idealização do que é amor penso ser o mal do século e um dos motivos do fracasso de mtas uniões. A pessoa não casa com a outra, ela casa com seu sonho e quando a realidade aparece é um baque.
Também não concordo ao afirmar que casos extraconjugais são apenas variações haha ai que delícia seria tão fácil se fosse só isso
Muitas vezes são desejos ou fugas até da "opressão " do casamento ou mau caratismo mesmo .Existem tantas razões até bem plausíveis(não estou dizendo que concordo) para casos extraconjugais que limitar à variação me parece um pensamento pequeno ainda mais vindo de uma psicanalista .
No mais creio que ela falou uma realidade, realmente a sexualidade em si tem mudado mto , mas a questão da exclusividade não. É algo a se pensar .
Não penso que o casamento deixe de existir sempre existirão os românticos e aqueles que fundamentam sua vida numa relação monogâmica .No entanto há espaço para outras formas de liberdades : sexuais, sentimentais e até a liberdade de ser ambígua ou paradoxal. Penso que cada um sabe o que é melhor pra si e o único problema é quando tentam impôr uma única forma quando somos todos diferentes.
Aninha ela expõe uma visão mto ampla porém limitada.
Gostei.
anônima
04/02/2018 12h04
Nao
04/02/2018 13h38
Se ambos querem transar com outras pessoas, beleza... então prefiro me relacionar com alguém que queira um relacionamento monogâmico.
04/02/2018 13h04
Pse ne.. Layne disse tudo