1.6K  13/10/2019 15h58

Eu não sou nenhum defensor de patriarcado, entretanto, vejo a ideia de que o matriarcado seria uma solução ou uma alternativa ao patriarcado, uma ideia igualmente problemática... uma sociedade saudável é aquela que consegue equilibrar valores masculinos E femininos. Mas uma coisa peculiar no matriarcado é que suas sociedades acabam se tornando indefesas quando abrem mão de sua masculinidade, ou, como dizia Camile Paglia: "a ultima civilização ocidental que idolatrava poderes femininos foram os minóicos. E eles caíram e nunca mais se levantaram". Sei que a explicação comum é que essa civilização desapareceu devido à desastres naturais, entretanto, sabe-se que em determinado momento eles entraram em contato com os aqueus, patriarcais e belicistas, e os minóicos teriam sido indefesos contra as investidas deles. Vc acha que uma sociedade saudável é aquela que consegue equílibrar valores masculinos E femininos? Acham que uma peculiaridade do matriarcado é mesmo essa "fragilidade"?

eles perguntam
6 7
elas respondem
anônima
07/02/2018 02h51
Legal a sua pergunta. Não sei se uma sociedade matriarcal seria ou não frágil. Falta-me conhecimento pra discutir essa ideia. Mas acho que seria interessante uma sociedade em que homens e mulheres se respeitassem e não ficassem nessa guerrinha dos sexos chata que eu vejo diariamente nesse site. Se isso está incluído na sua ideia de equilibrar valores femininos e masculinos, eu apoio. rs
07/02/2018 02h53
O intuito da Sociedade Matriarcal é obter uma Sociedade Pacifica, não necessariamente frágil. O ideal é que houvesse um meio termo, acredito que por isso houve o período em que se falava em Deuses andrógenos.Já li uma reportagem em que os sociólogos falavam sobre a "infantilização" dos homens,que obriga a sociedade a voltar para esse período matriarcal, onde na verdade as mulheres trazem pra si obrigações que caberiam as duas partes.
07/02/2018 11h43
Pensando sobre os dias atuais.
Homens e mulheres exercem funções e cada um a seu modo levando-se em conta suas atribuições como homem ou mulher, sua formação acadêmica, sua posição frente à sua sociedade, autoridade sobre seu lar, etc. Cada um tem papel indispensável.
Em épocas em que a sociedade precisava da força bruta para defender sua localidade, o homem tinha que tomar à frente, sim.
Dizem que não somos limitadas mas esquecem mtas circunstâncias q nos freiam como a gravidez, por exemplo... temos que planejar tudo para engravidar como, por ex, momento q iremos nos afastar do trabalho, dentre outras situações.
Existem mulheres que são cabeças de homens e isso significa que tb somos capazes, pois a capacidade de chefia reside na estrutura de cada um e não no seu gênero.
Nossos êxitos em cargos de chefia podem ter resultados tão ou mais satisfatórios do que os dos homens. Mas não nego que existe lugar que não nos cabe, assim como, homem não tem as mesmas habilidades em situações que são inerentes às mulheres.
Repito: não somos inferiores, porém diferentes.

Em suma, respondendo a pergunta: não haverá fragilidade se essa mulher tiver o domínio e a capacidade de gerir... e a soma de todas as forças tem um maior resultado, independente dessas forças virem de homens e mulheres, mulheres e mulheres, ou homens e homens. Isso não é o gênero que define.
anônima
13/10/2019 15h58
Equilíbrio sempre.
anônima
07/02/2018 07h15
Ai @Johnn vira o disco, velho.
anônima
07/02/2018 02h00
Até curti a pergunta
eles respondem
anônimo
07/02/2018 02h01
Na história da humanidade temos alguns casos de sociedades matriarcais. São poucas e nenhuma chegou a ter grande relevância. O fato é que a esmagadora maioria das civilizações pós revolução agricultural, mesmo as que nunca tiveram contato com outras sociedades, são patriarcais. Há quem diga que é algo no DNA humano.
Na época em que éramos caçadores-coletores, aparentemente não havia matriarcado ou patricardo. Ao menos não de forma tão definida e influente como aconteceu com seus descendentes.
anônimo
07/02/2018 01h55
Quero que o ocidente se foda, só fizeram merda.
Tudo aqui virou consumo por isso ta assim.
anônimo
07/02/2018 02h38
É a guerra que moveu e move essa bagaça no canto da galáxia.

E guerra foi e ainda é uma atividade puramente masculina.

A guerra do tráfico, a guerra da concorrência do mercado, a guerra de países, tribos e etnias.

Nações matriarcais existiram, e foram severamente subjugadas.

Ainda deve existir lá no fiofó da África perdida, na Amazônia primitiva, ou na China esquecida.
anônimo
07/02/2018 01h53
07/02/2018 03h00
Homens têm muito mais facilidade para lidar com situações sob pressão. Mulher é participativa, mas o homem é indispensável quando o assunto é poder.
07/02/2018 12h04
Não necessariamente seria uma sociedade indefesa porque o fato de ser matriarcal, não significa que só tenha mulheres na nação.
Israel tem um exército muito forte e eficiente e o alistamento militar para mulheres é obrigatório. Serve como exemplo que o melhor da inteligência dos dois sexos pode ser aproveitado de forma equilibrada.

O próprio avanço tecnológico está tirando a desvantagem da força bruta masculina. Se fosse antigamente com espadas e no mano a mano seria desvantagem pra elas, mas hj em dia com drones, robótica, cyber ataques e até exoesqueletos, há uma possibilidade real de igualar em força e a diferença maior seria intelectual onde venceria quem tivesse a melhor estratégia.

É fato que os homens tem uma tendência mais agressiva e uma fome maior do poder. Alguns sugerem que seja causado pela testosterona que é produzida em uma quantidade muito menor na mulher. Afinal, hormônios são os responsáveis por controlar nosso humor e nosso estado mental de alegria, felicidade, depressão, libido, etc.
07/02/2018 12h52
Sou extremamente curioso para ver um mundo assim já que o mundo patriarcal já se sabe no que virou.