Já li, ouvi, debati sobre normalidade. O que é ser normal? Uma pessoa que toma medicação psiquiátrica - meu caso. Sou bipolar - mas comporta-se como as demais pessoas, precisa apenas de um auxílio para ser estável - caso de quem toma andidepressivos -, não é normal? E quem toma medicamentos para controle de pressão arterial, é anormal? Se eu como angú com café, alguns dizem que sou 'doido'. E de quem usa drogas para sentir-se melhor, o que é que se diz? Uma pessoa que comete um crime, estando sob efeito de substâncias entorpecentes, não estava em seu estado normal. Mas a que o faz, em um estado de ira excessiva, ou para se apossar de um bem alheio, ou pessoas como os militantes do Estado Islâmico (EI ou ISIS), são normais? Certamente você já foi perfuntada(o) ou já leu a pergunta: "Você já fez alguma loucura por amor?". Anormal, doido ou louco, caracteriza pessoas que têm de viver em hospício? Não fazer algo que todas as pessoas fazem e dizem que é legal, te torna anormal?

eles perguntam
4 2
elas respondem
anônima
10/08/2020 02h57
"Ser normal é a meta ideal dos fracassados, de todos que se acham ainda abaixo do nível geral de adaptação. Mas para as pessoas que vão além da média, para aqueles que nunca encontraram dificuldades em obter sucesso e cumprir sua parte de tarefas no mundo, a compulsão a ser unicamente normal representa o suplício, um tédio insuportável, um inferno estéril, sem esperança".

Carl Jung...
23/08/2015 22h16
Normal..... Em relação ao corpo humano no sentido físico-biológico normalidade é quando tudo está funcionando bem: todos os órgãos estão funcionando normalmente. No que se diz psicológico há uma outra reflexão que precisa-se fazer um consenso antes de estabelecer o que é normalidade. Para alguns a mente ou o psicológico é separado do cerebro físico. Então já nao se encaixaria no padrão de normalidade fisico-biológico. Quando alguém toma algum entorpecente nao estava em seu estado de normalidade porque as funções cerebrais são afetadas. Ou seja o cérebro nao está funcionando como deveria.
Mas o que causa a bipolaridade ou a depressão ? É um defeito físico que urge no psicológico ou é no psicológico ( à parte do cérebro físico) que causa a repercussão física ?
Outros conceitos de normalidade pode ser encontrado sobre o senso comum, pois não é comum alguém comer angu com café.
23/08/2015 23h42
Antes louco do que sã.
Loucure-se
Não tenho saco para aturar a falta de loucura das pessoas.
11/02/2017 17h53
Antes louco que sã. /2
eles respondem
anônimo
23/08/2015 22h15
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música."
Normal é quem não dança.
Eu danço.
10/08/2020 07h47
Estar dentro da norma