Concordo com a @Marina76 e digo mais...

Tinha ainda a questão de que uma mulher "desquitada" era muito mal vista na sociedade. Então, era melhor ficar numa relação merda do que ser pária na sociedade...

E bem antigamente, antes da Lei do Divórcio (aprovada durante a Ditadura), a dissolução do casamento podia simplesmente ser negada por um juiz!

"Antes das atualizações da lei, em muitos casos, ficava nas mãos do juiz a decisão sobre o divórcio. Denise de Cássia Zilio, sócia do Braga Nascimento e Zilio Advogados, relata que o julgador poderia recusar a homologação e não decretar o divórcio se apurasse que a medida não preservaria suficientemente os interesses dos filhos ou de um dos cônjuges."
anônimo
09/02/2018 14h13
Nunca achei que foi por causa de filhos....
Era mais difícil conseguir o divorcio, tinha que ter um motivo bem sério.
Hoje a mulher fala que enjoou, já pode pedir divórcio...
Pra mim era por conveniência, o cara teria que sair da casa que muitas vezes ele construiu, se matou pra pagar, pra morar de aluguel, baixar muito o nível, pagar pensão... tem que se virar com as coisas... cair o padrão de vida drasticamente... a mulher tem que trabalhar mais, ganhar mais grana, só a pensão as vezes não dá.... cuidar das crianças... ir atrás advogados, audiências, acordos... verdadeiras batalhas judiciais...
Hj qq adolescente acha que casar é brincar de casinha vai lá separa, casa de novo separa....
N tem mais pressão social tb, cada um faz o que quer ninguém pode falar nada.
elas respondem
anônima
09/02/2018 14h07
Não eram os filhos q seguravam e sim q a mulher era dependente financeiramente do marido. Fora q as leis sobre guarda e pensão não eram como as atuais.