O pessoal de meu trabalho começou uma discussão inflamada sobre um advogado influente aqui de Minas que está usando ex-presidiarios como mão de obra na construção de uma casa em um condomínio fechado. Eles citaram a insegurança que isso vai gerar nos demais moradores.

O que vocês pensam sobre isso? Se sentiriam confortáveis e seguros sabendo que ex-presidiarios trabalham ao lado de sua casa? Vocês teriam preconceitos?

elas perguntam
9 6
eles respondem
27/08/2015 18h50
Seguro eu não me sentiria nem que não fossem ex-presidiários mas acho a iniciativa ótima pra ressocialização e que poderia ser ampliada e adaptada aos presídios, há mta mão de obra que poderia ser usada em diversas áreas.
27/08/2015 18h25
Pagaram suas penas pela lei, bora ressocializar.
anônimo
28/08/2015 03h35
Não ficaria muito feliz em saber que ex presidiários estariam ao lado da minha residência ainda mais sendo,imagino eu,num condomínio de luxo como deve ser o citado.
Mas também acredito que todos devemos ter uma segunda chance.
Até porque isto é muito difícil de acontecer.
Se a intenção for de mostrar a sociedade e a eles mesmos que existe uma oportunidade de se redimirem,acho válido sim.
Mas teria cautela com certeza..
Did
27/08/2015 19h58
Também acho que segurança não haveria, e muitos deles não querem ressocialização, mas a ideia não é ruim, de preferencia teria de haver uma seleção antes pra algo assim funcionar!
anônimo
28/08/2015 17h23
Gostei da colocação do @guri.
28/08/2015 00h51
Na minha opinião, acho que existem presidiários que não é possível ressocializar ( Estupradores, bandidos de alta periculosidade, Assassinos), a volta dessas pessoas a sociedade é feita sem nenhum critério, com penas muito brandas, o que vale para um, vale para os outros, sendo que cada um tem uma personalidade diferente.
Porém, existem aqueles ex-presidiários que cometeram pequenos delitos, que se arrependeram, e precisam de apoio para escrever uma nova história.
Se eu fosse vizinho dessa pessoa me sentiria incomodado com essa situação, caso eu não soubesse nada sobre eles.
01/11/2016 11h43
Claro que dá certo receio, mas eles podem trabalhar.
Cidadão de bem armado, não precisaria de ter medo de nada disso. Bandido nem arrisca...
01/11/2016 12h27
Não vejo problemas, até pq já morei em bairro que a grande maioria que não estava na cadeia, estava roubando ou envolvido com dorgas !
01/11/2016 17h07
Se é ex é porque já cumpriu com sua pena, portanto, OK pra mim. Não vou negar e dizer que eu não teria um pouco de receio ou até mesmo curiosidade para saber qual foi o crime e quanto tempo ele ficou lá, mas tentaria olhar pelo lado positivo, pensando que o cara esta lá se esforçando, trabalhando com dignidade.
elas respondem
27/08/2015 21h45
Tem tanta gente pior do que ex-presidiário à solta por aí...
Eu teria a mesma cautela que tenho com qlqr estranho.
28/08/2015 10h04
Faço minhas as palavras do @guri
Tenho um irmão que ficou 10 anos preso por homicídio, saiu da cadeia e procurou de todas as maneiras um emprego, não conseguiu , ninguém abriu as portas pra ele, resultado! Voltou pra cadeia por trafico, ficou por mais 8 meses e saiu, dessa vez ele participou de um programa do governo ao qual já saiu de lá empregado, hoje ele ainda está no emprego e nunca mais cometeu crime algum, acredito eu, que só falta oportunidade e investimentos do governo para mudar a vida de ex detentos, existe muito preconceito e isso prejudica não só os ex presidiários mas a sociedade como um todo.
anônima
01/11/2016 12h11
Superlotação, violência, má alimentação, uso de drogas, ambiente favorável a proliferação de doenças, altos índices de reincidência criminal, logo, definitivamente, o sistema carcerário brasileiro não representa um ambiente adequado para a recuperação dos infratores.

Aquilo gera na sociedade um sentimento ruim acerca dos ex-presidiários, inclusive em mim, porém acredito que mtos daqueles infratores merecem uma segunda chance sim! Especialmente, os presos injustamente.

É um assunto mto delicado, mas, infelizmente, eu ficaria insegura sim. Gostaria de falar o oposto, mas ficaria assustada, principalmente, por não saber os crimes que cometeram, se tiveram reincidência, etc. :(
01/11/2016 12h03
Acho perigoso sim. Aqui na minha cidade uns cinco meses atrás uma criança de 10 anos foi estuprada dentro da escola pública onde estuda. O caso veio a público depois que a criança manifestou contaminação por duas doenças sexualmente transmissíveis sem cura. Os principais suspeitos eram os trabalhadores de uma obra de reforma do prédio e 6 pessoas que cumpriam pena alternativa por receptação, acidente de trânsito, coisas "pequenas". O que acontece é que a pessoa é flagrada em um crime leve, mas já pode ter cometido muitos outros crimes por aí. Precisa das segunda chance? Talvez. Mas tem gente perdendo a primeira por causa de segunda chance dada pra quem não merece.

O estuprador era um homem que cumpria pena de prestação d serviços por receptação. (Receptação muitas vezes é mentira. O cara realmente roubou ou furtou, mas dá um jeito de fazer acreditar q é só receptação.)
01/11/2016 11h54
Me deixaria insegura, mas nada dimais..aliais estão trabalhando..se o advogado garantir isso ok então.
Me lembrou o caso da cantora baiana levar crianças carentes para brincar com o filho e os moradores reclamarem..olha presidiário até dá para entender o medo dependendo do crime como estupro...agora crianças carentes oferecer risco? Pelo amor..
anônima
27/08/2015 21h15
Acho que gera insegurança por conta de quem eles foram no passado, mas isso não determina o futuro, então a oportunidade é mais que bem vinda. Achei muito legal!