Eu estou cursando faculdade de engenharia mecânica, tenho uma previsão de me formar próximos dos 37 anos. Será que estarei muito velho para o mercado, não tenho muita experiência pra compensar, mas tenho medo de esse esforço todo ser em vão, já recebi vários conselhos, alguns me dizem que é melhor estudar pra concurso, outros me falam pra continuar, outros aconselham tentar um negócio próprio. Fico na dúvida, afinal, só se vive uma vez, a única certeza que tenho é que não tenho tempo para perder, cada aniversário que passa, sinto a cobrança do tempo, é horrível, sei que é complicado opinar sobre o futuro de alguém, mas talvez, os conselhos de desconhecidos de várias idades seja mais útil pra mim do que o de conhecidos.

eles perguntam
6 2
elas respondem
14/02/2018 21h58
Cara, engenharia exige juventude. Meu melhor amigo é engenheiro mecânico e trabalha na maior firma de aviação do país... Ele me disse que recentemente despediram uma cambada e adivinha? Vc acha que eles despediram os novos "inexperientes"? Eles rodaram os coroas. E infelizmente, ta assim em qualquer área da engenharia. Não to te desistimulando, é ótimo estudar e eu sou a maior pró estudos, mas tenha sempre um plano b - até mesmo pro plano b.
14/02/2018 22h00
Sim, você estará! Entretanto o que pesa mais em seu caso, é a falta de experiência mesmo. Quais são suas qualificações profissionais, além da graduação?
anônima
14/02/2018 22h02
Pelo que eu entendo do mercado atual, a saída pra todas as áreas tem sido os concursos. E alguns concursos, em caso de empate de nota, beneficiam as pessoas mais velhas. Geralmente são as instituições privadas que preferem os mais jovens. Justamente por isso alguns concursos públicos tentam compensar essa desigualdade.
14/02/2018 22h23
Conheço um cara que se formou depois dos 40 e pode ser que você esteja velho pro mercado de trabalho, mas se é isso que gosta, não custa tentar. Arrisque, não desista e se não der, continue tentando.
Talvez empreender em algo seja legal com o conhecimento que você vai adquirir.
Lou
14/02/2018 22h23
Aos 37 melhor estar formado do que não estar. Depois disso tu podes seguir estudando para um concurso na área ou simplesmente que exija curso superior, caso realmente seja difícil colocação em empresas privadas. Eu seguiria estudando.
anônima
14/02/2018 22h00
O que você quer fazer?
eles respondem
14/02/2018 22h27
Amigo, tenho 28 anos e previsão de formatura para ano que vem também em engenharia mecânica. O que posso dizer é que sem experiência na área como por exemplo já trabalhando como técnico ou sem um bom nível de inglês o desemprego será uma certeza. Eu mesmo estou desiludido com o curso e vou terminar apenas para ter um curso superior e focar no concurso dos bombeiros.
O motivo de meu desanimo com o curso eh a quantidade de engenheiros desempregados, bons alunos que simplesmente nao conseguem nada. Se até estagio está complicado.

Eu no seu lugar procuraria um curso técnico e focaria em concurso. Quando já estivesse firme na área como um técnico ai sim investiria na engenharia apenas para crescer dentro da empresa.
Vale lembrar que a engenharia é algo muito acadêmico ao invés de nos preparar para o real mercado de trabalho em uma empresa do ramo.
anônimo
14/02/2018 22h48
Eu tenho técnico em mecânica e tenho um pouco de experiência em Projetos de estruturas metálicas. Estava pensando em mudar de curso, tipo direito, e investir mais tarde em concurso, pq área de direito é mais ampla pra concurso. Já tô preocupado nem como vou viver a vida, mas assim como vou terminar ela.