Leio de tudo, desde livros técnicos (principalmente os da minha área profissional) até mensagens dos biscoitinhos da sorte. O importante pra mim é variar.
Qualquer coisa que eu ver pela frente, de bula de remédio até sagas de 11 livros, qualquer coisa que possa gerar informação e conhecimento ta na minha lista kkk
Sim, é bom para não se limitar muito as suas experiencias,
dentro da literatura você encontra diversos exemplos de situações,
com as quais podem ser comparadas com a vida real.
Livros de história na maior parte do tempo. Ficção eu gosto dos livros do Michael Crichton, tenho quase todos. Uns thilers políticos do Frederick Forsyth ou do Tom Clancy também. Não gosto muito de literatura, embora eu tenho estudado os clássicos americanos e russos, e gostei isoladamente de alguns livros universais como A Metamorfose e Nada de Novo no Front.
Estou lendo agora Contato do Carl Sagan.
Tem épocas que eu enveredo pra temas mais metafísicos. Tenho todinha a coleção de 23 livros traduzidos pelo Prabhupada dos Upanishads mas essa é uma leitura pra vida. O Bhagavad Gita como ele é é um livro maravilhoso. Uma época me interessei pela Escola Tradicionalista e li bastante do René Guenon também. E mesmo os de pegada mais leve como os best sellers do Eckhart Tolle.
Eu tenho muitos livros sobre a Segunda Guerra Mundial pq na época da faculdade era meu tema favorito. Muita coisa sobre Hitler e o Nazismo, que eu pretendia estudar no pós. Mas esses eu receio esporadicamente. Recomendo Understanding Hitler do Ron Rosenbaum e The Origins of The Second World War de AJP Taylor para uma análise política.
Desisti desse tema e pretendo pesquisar mais a Guerra Civil de 1893, pq quando fui amadurecendo como pessoa passei a gostar mais de história do Brasil e do Rio Grande do Sul. Eu tenho quase todos os livros já publicados sobre ela no Rio Grande do Sul incluindo umas relíquias e cópias que tirei em vibliotecas. A bibliografia do Paraná e de Santa Catarina é mais rarefeita mas eu me viro. Sobre a Revolta da Armada tem muito pouca coisa mas eu consegui uns PDFs extraordinários na biblioteca do Congresso Americano e nos arquivos do The New York Times. Os EUA tiveram grande influência aqui apoiando o Floriano Peixoto.
Não gosto da história do Brasil moderno nem colonial. MIlha biblioteca e quase só Império e República Velha. Mas os livros mais básicos de cada época e pais eu não dispenso. E também sou meio viciado em biografias. Tenho até da Mônica Lewinski.