Se vocês estivessem em uma relação que não deu certo, e a sua companheira disse-se que se presciptou em achar que você era diferente como vocês se sentiram.
Problema é dela se esperava outra coisa, ninguém mandou ser burra.
Quando uma mulher está comigo, ela está no meu restaurante olhando pro meu cardápio. Acredito ser muito bom, tem pratos que a maioria não possui. Se tenho carnes, não peça por massa. Vá ao cara das massas se é isso o que quer. O cardápio é meu, e não vai mudar a não ser que eu queira que ele mude.
Todo mundo é diferente. A não ser que você seja um clone.
Algumas pessoas são mais transparentes e outras menos na forma de se comunicar, mas isso não torna todo mundo igual.
Por exemplo, a maioria dos homens não gosta de ver mulher chorando, então prefere arrumar uma desculpa pra se afastar do que ter um enfrentamento e explicar pra pessoa o motivo de querer romper. Não significa que são todos iguais só por causa disso.
A maioria dos humanos tem uma necessidade básica de viver em grupo e sempre dá uma mexida na vaidade se você consegue se destacar no meio desse grupo. Aí vem a coisa de tentar ser diferente. Repare que as pessoas buscam alguma identidade nas roupas que usam, no corte de cabelo, na forma que andam, nos lugares que visitam, nas amizades que constroem, até em tatuagens tentam passar uma mensagem pro grupo. Todas essas coisas externas são uma tentativa de se diferenciar dos outros. Vemos isso tb em redes sociais.
Além, é claro, da personalidade.
Mas nesse exemplo da pergunta, talvez a mulher projetou certas expectativas no cara e não se sentiu atendida. O cara não tem obrigação de atender todas as expectativas dela. Tem mulheres com expectativas absurdas em relação aos homens que nenhum cara do planeta vai conseguir atender.
Ninguém consegue ser feliz se viver idealizando parceiros. Ela também não vai atender 100% das expectativas do cara.