Não é que eram racistas, é que não tinha tanta patrulha chata.
A maldade ta mais na cabeça de algumas pessoas do que na
própria cultura antiga em si.
28/02/2018 14h23
Havia racismo por toda a parte e era tolerado por todo mundo. Porque não estaria nos desenhos ?

Mas esse politicamente correto tambem cansa. Hoje em dia todo filme tem que ter uma mulher, um negro, um latino, um chinês e um viado senão alguém reclama.
28/02/2018 14h33
Reflexo cultural. Quem eram os produtores, ilustradores e roteiristas? Homens de negócios brancos, artistas brancos. Muitos paranoicos com o estrangeiro por causa da guerra. Walt Disney era conhecidamente misógino, racista e antissemita. Isso não muda o fato de ser um gênio e de ter uma vontade genuína de levar a felicidade para as pessoas. Na política de Boa Vizinhança, mesmo tentando aproximar a América do sul dos ideais norte-americanos, Disney não deixou de alfinetar o nosso jeito malandro e vagabundo, porém alegre, com o personagem Zé Carioca.

Era normal fazer humor com os estereótipos. De cor, de sexualidade.

E as minorias não eram o foco tampouco a maioria dos consumidores. Também não tinham voz para reclamar.

Hoje em dia com a inclusão social, tanto de criadores quanto consumidores, é normal essa mudança nos desenhos.

Mas verdade seja dita, os cartoons clássicos eram sensacionais hehehehe

Sou a favor de boas histórias com todos os tipos, mas sou contra vitimismos e inclusão forçada. Ouvi falar que estão cogitando dar o papel de 007 pra Charlize Theron. Adoro essa mulher, mas 007 é o James Bond, caralho.
anônimo
28/02/2018 16h20
sei lá de desenhos de antigamente.
28/02/2018 16h42
Não tô lembrado disso, você tem algum exemplo?
28/02/2018 14h22
O conceito de racismo difundido na sociedade foi profundamente modificado com o tempo ou sequer existia dependendo da época destes desenhos. É tudo contexto, minha cara.

Tente ler os originais do Sítio do Pica-Pau Amarelo do Monteiro Lobato e entenderá tudo isso.
anônimo
28/02/2018 16h34
Racismo? Mickey que é o maior ícone ocidental é preto.
28/02/2018 16h40
Racismo não tem cor, ele está na mente do cego.
anônimo
28/02/2018 17h41
Não que eles fossem racistas, uma vez que na época em que eles foram lançados não havia o tão famigerado politicamente correto.
28/02/2018 14h34
pois é, tinha bastante sim, eu nunca reparava, era uma criança inocente não entendia o que tava acontecendo, então acredito que muitos nem lembrem!
elas respondem
anônima
28/02/2018 16h42
não sei , mas confesso que eram muito mais legais
anônima
28/02/2018 18h14
E por que você é tão politicamente correta?
28/02/2018 14h22
Eu não senti.
Pq vc diz isso ?
28/02/2018 14h43
A verdade é que tudo irá acabar e o negro nunca conseguirá ser bem visto e bem posicionado na sociedade como um branco é, infelizmente.
28/02/2018 22h32
Preconceito existe até hoje e não só nos desenhos como em filmes e novelas onde raramente você vai ver uma pessoa negra fazendo o papel principal e quando fazem normalmente são pessoas atuando em em favelas ou como bandidos, sendo empregadas domésticas, escrava como a novela da escrava Isaura relata bem o preconceito... Ou seja enquanto uma negra faz o papel de uma empregada na novela ou escrava uma pessoa de pele branca é advogada é médica tem uma posição superior. Se forem reparar bem na realidade não está nada diferente disso.
28/02/2018 16h29
Antigamente? Eu acho que isso ocorre o tempo todo ainda, em vários setores e de inúmeras formas.

Enfim, to encantada com essa música do Bob Marley cantanda por Johnny Cash e o Joe Strummer - Redemption Song :)