Eu sempre gostei de pagar ou dividir mas sempre fico em dúvida como fazer isso, antes da conta vir a gente já pede pra rachar, ou toma atitude na hora que o garçom chega pra receber, como é menos constrangedor ?
na hora que chegar vc vai pegando a sua carteira com intenção de dividir. se o cara for cavalheiro vai falar: pode deixar.
dai você fala, imagina, não!
dai ele fala: faço questão.
e pronto.
Se comeram a mesma coisa, pede pra dividir pra 2. Se quiser ser prática, vê o que tu consumiu, calcula e paga a tua parte. Relaxe que geralmente o homem já é acostumado a pagar tudo. Vai ter problema nenhum em dividir.
Existe uma regra informal onde quem convida é quem paga a conta. Claro que não é uma obrigação, mas uma gentileza. É sempre legal quando a mulher se oferece pra dividir. Os caras gostam.
Pra não ficar constrangedor na frente do garçon, pode dizer pra ele que gostaria de dividir a conta um pouco antes de chamá-lo.
Se ele quiser pagar, não pega bem ficar aquela insistência pra dividir.
Caso se sinta mal com isso, tem outras duas sugestões: quando ele te convidar pra sair novamente vc pode dizer que topa se ele aceitar dividir a conta dessa vez, mas num tom descontraído. Ou pode dizer pra ele que na próxima saída vc vai convidar e vai ficar por sua conta.
eu quando ainda tinha vontade de sair de casa com alguém, esperava ir no banheiro e quando ela voltava ja tinha pago tudo, não fico esperando boa vontade dos outros...