estudo das 12:00 às 5:30 e gostaria de saber se tirando 3 horas de estudo na noite, eu conseguiria uma nota boa no enem, quero psicologia, mas eu estou sem condições de pagar um cursinho pre vestibular para estudar pro enem e aqui na minha cidade custa em média de 150 mensal, se vocês tiver alguma dica para min pfv me ajudem.
ps; tenho 16 anos.

elas perguntam
6 3
eles respondem
anônimo
03/03/2018 02h28
Não adianta estudar muito se você não se sente bem,
é melhor estudar 1 hora com qualidade do que 3 sem qualidade.
03/03/2018 02h41
Algumas Universidades oferecem cursos gratuitos para vestibular e enem, da uma pesquisada. E estudar 3 horas por dia pode ajudar basante se vc tem um bom planejamento, que aliás tbm indico muito vc pesquisar videos no youtube de como se planejar e tornar mais eficiente suas horas de estudo.
anônimo
03/03/2018 02h41
Acabei de me formar. Qual universidade pública que vc quer? Pública é bom que não paga. Mas pela minha experiência, o bom é entrar, sair que é um inferno. Sem professores, matérias com grade desorganizada, falta apoio ao aluno, sem estrutura e muitas pessoas difíceis dese conviver. Caso não tenha condições, o PeoUni e o Fies existem para isso.
anônimo
03/03/2018 03h01
Bom, a verdade é que o cursinho só ia te fazer explodir. Por quê? Bom, você estuda o 3o ano de manhã, estuda a tarde e só sobraria a noite para você estudar, já estaria cansada e o estudo não renderia, a verdade é que nem vontade de estudar você teria.

Tem muito conteúdo gratuito e pirateado de cursinhos bons na internet direcionado para o ENEM, é só correr atrás, internet você tem.

Pelo que eu entendi você quer estudar 8 horas por dia... Bom, quero avisar que você não é um robô, mas já que você insiste... Faltam 8 meses para o ENEM, não? Você está numa maratona, não precisa correr o máximo que pode no inicio para depois cansar e ser ultrapassada. Tem que estudar, mas tem que estudar todo dia. Tem um ditado "Estude pouco, mas estude todo dia". Estabeleça uma meta mínima diária, nada de um número muito grotesco, um número que você consiga alcançar todo dia e te dê a sensação de "dever cumprido".

Eu até tenho bastante coisa para falar, mas tô com sono. Manda msg no pv se quiser algum conselho sobre isso.
03/03/2018 05h47
Hoje em dia existem diversas vídeo aulas no YouTube.
Crie um cronograma de estudos
3 horas pra mim é pouco tempo, mas cada um aprende com o tempo necessário.
anônimo
03/03/2018 06h07
Eu fiz o enem ano passado sem estudar (só fiz pq ganhava pontos em todas as materias da escola) e tirei quase 600 pontos, se vc começar a estudar agora que estamos no começo do ano não vai precisar estudar muito tempo ao dia.
elas respondem
anônima
04/04/2018 22h19
Obs
anônima
17/05/2019 13h41
Vish
Orf
17/05/2019 14h36
Olha, se dedica para o terceiro ano!