1.92K  08/09/2015 14h49

Ola pessoal , vocês podem me ajudar ? A dizer qual a relacao ?
Aqui esta o texto:O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
Nada é impossível de Mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve par

elas perguntam
3 2
eles respondem
07/09/2015 23h37
Consegue chamar de democracia um sistema político que obriga o cidadão a votar? Que obriga os homens jovens, a se apresentarem ao serviço militar? Que os mandatários não utilizam o serviço público de saúde que eles mesmos criaram?
Quanto ao texto de Brecht, é atualíssimo e atemporal. Profundamente lamentável que ainda existam milhares de pessoas que são como as descritas no texto. E há, no Brasil, uma democracia paternalista, atuando disfarçadamente sob o manto do socialismo. Os vários benefícios sociais, as tais bolsas, corrompem o senso crítico dos cidadãos, estimulando-os a se emburrecerem pelo incremento do analfabetismo político. Uma das frases mais comuns e erroneamente empregadas, "Política (religião, futebol...) não se discute. Errado. Discute-se sim. A exposição de ideias, pensamentos, conceitos, é o que gera o interesse pelo saber mais, por querer entender a política e tornar-se alfabetizado politicamente. Ainda que seja um alfabetismo funcional, é melhor que o analfabetismo total. Será que algum dia, seremos uma nação [democracia] alfabetizada politicamente? Anseio que sim.
anônimo
07/09/2015 22h43
Anônima abaixo deu uma de Liu Kang.
anônimo
08/09/2015 14h49
Ri quando li que é dever de casa. kkk
Mas vc sabe quais são os assuntos que tramitam na Câmara da sua cidade? Sabe quem são os vereadores eleitos e o que eles estão fazendo? Pois são essas decisões que afetam diretamente a sua vida, muito mais que qualquer decisão da Dilma ou do seu governador.
elas respondem
anônima
07/09/2015 22h25
Continuaçao ..., nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.

Privatizado, privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.
anônima
07/09/2015 22h29
Eu até poderia lhe responder qual a relação entre os assuntos abordados, masss sinto que isso aí é dever de casa. Releia e faça sozinha.

Se for dever de casa, existe uma relação entre o analfabeto político, você, e a democracia brasileira.