não
anônima
09/03/2018 22h39
Foi o PadreLevi
eles respondem
09/03/2018 16h45
Grosso modo foram os jesuítas, mas isso num contexto onde dificilmente poder se ia dizer que existia o "Brasil".

Nossa educação sempre foi deixada nas mãos da Igreja. Só com o Império surgiram uma ou outra escola e ainda assim com o vício de origem de foco nos filhos da elite e ensino superior.
anônimo
09/03/2018 21h27
Foi a Igreja
Chora Mais
09/03/2018 21h40
Grandesboxxxta.
A Igreja deteve o monopolio da educação formal por mais de 7 séculos. Só poderia ser ela mesma.
Que invlusive, criou as primeiras universidades desse vasto mundão
09/03/2018 21h41
foi o Pedrinho
09/03/2018 22h35
A Igreja criou muitas coisas que hoje as pessoas usam e falam mal. Entre elas os serviços públicos, como escolas, universidades, e hospitais.

Tudo bem que a universidade no início foi com intenção de extensão da igreja e dos ensinamentos da religião. Mas a ideia ainda veio da igreja.

Ou seja, falando o português claro, a Igreja Católica criou a Universidade.
09/03/2018 16h45
foi o Lula! xD
10/03/2018 17h03
Em 1549 foi fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo – a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.