O fanatismo sim
votei em Não
anônima
14/03/2018 17h07
O problema não é a religião, é sair dizendo amém pra tudo sem questionar.
votei em Não
14/03/2018 17h30
Não, o fanátismo é que deixa.
anônima
14/03/2018 19h20
A religião em si nos ensina a viver e amar.

Mas... certas pessoas interpretam de forma errada os ensinamentos da religião, ou são alienadas pela Igreja, tornado-os ignorantes. Aliada à falta de bom senso e senso crítico, a coisa pode se tornar pior.
votei em Não
14/03/2018 18h45
O que deixa as pessoas ignorantes é falta de conhecimento.
14/03/2018 16h40
Todo mundo é ignorante em certos assuntos; entretanto, religiosos, quando fanáticos, escolhem a cegueira diante alguns temas
14/03/2018 19h21
Fanatismo, sim!
Acreditar que tudo é espiritual, também!
votei em Sim
anônima
14/03/2018 20h35
A ignorância já está na pessoa... ela apenas demonstra ser ignorante falando de sua religião.
votei em Não
15/03/2018 01h51
Religião extremista cria fanáticos, mas a ausência de Religião também pode criar uma sociedade sem moral e degenerada.
votei em Não
15/03/2018 01h57
Estão tão preocupados em defender a sua religião que esquecem do verdadeiro evangelho: Cristo.
Cada um quer que a sua verdade seja aceita pelas pessoas, quer mostrar que sua religião é a mais certa, só que na minha opinião, Deus não tinha religião alguma. Ele veio pra mostrar o que é o verdadeiro amor é ponto.
Deus não é católico, umbandistas, protestante ou budista. Ele é o AMOR AO PRÓXIMO. ❤
votei em Sim
eles respondem
14/03/2018 18h24
Os ignorantes já existem aos montes, não é a religião que os deixa assim. É apenas uma dos meios de escape para eles exalarem sua exuberante touperice pelo mundão afora.
14/03/2018 17h18
Mesmo sendo ateu, não acredito que a religião deixe alguém mais ignorante não.
votei em Não
anônimo
14/03/2018 16h43
Se lembrarmos que grandes pensadores eram religiosos, não. Há uma forma preconceituosa sobre religiosos, que são fanáticos como xiitas. Nem todo religioso é fanático.
votei em Não
anônimo
14/03/2018 17h40
Sabe qual a verdadeira questão sobre isso?

É o fanatismo.

Não é a religião que torna as pessoas ignorantes, e sim as pessoas que tornam ignorantes e elas proprias que tornam a religião ignorante.

O fanatismo que acaba com as religiões. E as pessoas que acabam se tornando ignorantes.
votei em Não
anônimo
14/03/2018 16h36
Se ela não souber interpretar, pode piorar sim.
Mas pra muitas pessoas ajuda....
14/03/2018 19h24
As pessoas ignorantes é que adoram se escorar em dogmas religiosas. Mas a história da religião é também a história do conhecimento.
votei em Não
14/03/2018 20h30
Acho que pessoas ignorantes encontram a religião.. e aí corre um grande risco de foder meio mundo.
14/03/2018 17h20
Os fanáticos são bem irritantes
14/03/2018 17h38
Tem um lado de verdade nessa afirmação, mas é uma discussão muito filosófica.
A religião estimula o fanatismo em certas pessoas. Mas se emburrecesse, não haveria doutores na Igreja: São Tomas de Aquino, São Paulo, Papa Bento XVI entre outros.
Tem mais a ver com a pessoa ser predisposta do que com a causa que ela defende. Há fanatismo em tudo: no racionalismo, no ateísmo, fundamentalismo religioso, marxismo, feminismo, etc.
votei em Não
14/03/2018 17h16
O problema não é a religião, mas sim o fanatismo.
votei em Não
anônimo
14/03/2018 19h26
Friends deixa
votei em Não
15/03/2018 02h17
Todo e qualquer tipo de fanatismo extremo é errado e pode deixar a pessoa fora de si. Seja por religião, política, filosofia, futebol.. etc..etc...
15/03/2018 16h40
Não, oq torna ignorante é o fanatismo.
votei em Não