3.01K  25/05/2019 08h51

Devido a suas dimensões continentais, o Brasil enfrenta sérios problemas de ordem política, logística, financeira, social e ambiental.
Muitos habitantes não se sentem ativos politicamente, devido ao pouco valor de cada voto na apuração geral. As grandes distâncias encarecem diversos produtos. Há regiões, como o Norte e Nordeste, que foram historicamente relegadas pelo foco dado pelos governantes à região Sudeste, e o Governo Federal não tem condições de desempenhar satisfatoriamente seu papel e sua fiscalização em todos os Estados.
Há movimentos que buscam a independência do Sul do país, enquanto já houve tentativas de separação das regiões Nordeste e Norte.
Uma divisão do Brasil em países menores seria benéfica à população? E se essa divisão fosse apenas administrativa, reduzindo o poder do Governo Federal e concedendo mais autonomia a cada região geográfica ou geoeconômica?

eles perguntam
1 6
elas respondem
13/09/2015 12h42
Uma das poucas vantagens do Brasil perante a comunidade internacional é a sua extensão territorial.
Se o país for dividido, aí sim será um salve-se quem puder.
eles respondem
13/09/2015 12h04
Já tá bem dividido.
Agora parem de roubar.
anônimo
13/09/2015 11h51
Como dizia Raulzito,
Ta tudo pronto aqui é só vir pegar
A solução é alugar o Brasil.
anônimo
13/09/2015 11h53
Se for dividir, quero morar na região sul.
anônimo
01/03/2017 15h43
Sim. Seria mais fácil administrar se cada estado fosse um país. Além se ser mais barato. Só de não ter q manter o DF.
anônimo
25/05/2019 08h51
Então;
Até 1967 o nome do país era: República dos Estados Unidos do Brasil.
A ideia era toda essa que você citou. A ditadura militar mudou para república federativa e centralizou muita coisa.
A constituição de 1988 era pra fortalecer a descentralização e aumentar o poder dos estados, aparentemente não conseguiu.
anônimo
01/03/2017 15h44
Aconteceu isso com as ilhas do Caribe, eu não recomendo...