1.18K  27/03/2018 23h42

elas perguntam
4 3
eles respondem
27/03/2018 04h43
O interessante é que isso não é apenas uma tese. Talvez nenhum estadista tenha fornecido mais exemplos práticos da ação política descrita no O Príncipe do que Napoleão, mas a relação entre o homem e a obra é material: foi publicada uma edição do livro (que é de 1513) com comentários do Imperador e General três séculos depois da edição original.

Uma resposta válida só será corretamente compreendida sabendo-se primeiro localizar a importância histórica do livro O Príncipe em toda a dinâmica da civilização ocidental (primórdios do Capitalismo, decadência feudal, começo da expansão mercantilista dos Estados e da ação da burguesia) e também conhecer um pouco do papel de Napoleão Bonaparte na consolidação, trezentos anos depois, da nova ordem social.

São setecentas notas em que o Imperador utiliza exemplos da vida política dele pra comentar as noções gerais do autor. Seria facilmente um livro próprio, mas Napoleão preferiu escrever assim. Recomendo ler, achei o PDF, mas apenas em inglês.

Pra compreender o contexto geral dessa edição que tem os comentários de Napoleão achei esse artigo (Revista PLURAIS – Virtual – v. 3, n. 1 – 2013 – Edição Especial):

http://adesgce.net/storage/attachments/O_Principe_por_Napoleao_Bonaparte_e_Notas_de_Rodape.pdf
anônimo
26/03/2018 22h56
Uma vez fiz uma pergunta de quem as pessoas achavam que foi a maior personalidade de todos os tempos, e alguns usuários citaram o Napoleão, e pelo que disseram pareciam conhecer bem a biografia dele, acho que logo logo tu vai obter a resposta.
elas respondem
anônima
27/03/2018 04h44
Não faço a mínima idéia, cabulava as aulas de história pra passear no shopping.
anônima
27/03/2018 23h42
Ça porra virou aula de História agora?