São caras pq todo brasileiro tem um sócio, que fica com uma boa parte de tudo que você conquista. Se vc comprar um carro, vc tem que dar quase 40% do valor do carro para o sócio. Se compra uma casa, um terreno, um sitio, chácara ou fazenda, o sócio fica sentado esperando a parte dele.
Se vc trabalha, o governo fica sentado esperando a parte dele.
TUDO que você compra ou paga, bem móvel ou imóvel, serviços, etc, o governo exige a parte dele. As coisas são caras, pq quem vende um produto, bem ou serviço ao consumidor, também é esfolado pelo sócio. O comerciante apenas repassa ao consumidor, o que o sócio extorquiu dele.
E as pessoas ganham pouco, pq o sócio também exige a parte dele, de quem dá emprego para as pessoas. Ou seja, o patrão paga pouco, pq pra cada empregado, o empresário paga ao sócio, o equivalente a quase 3 empregados.
E as pessoas tem a mania de achar que quem não presta é o patrão, por pagar pouco aos funcionários, ou o empresário, por cobrar alto pelo que vende.
Isso é porque nossos jênios da ditadura militar implantaram um sistema tributário em 1966 que é regressivo, ou seja, recai sobre o consumo (diferente de outros países).
Então, tudo aqui é muito caro porque o imposto é basicamente sobre o que a gente compra, não pelo dinheiro que a gente tem.
Por causa da alta e complexa carga tributaria brasileira que atrapalha toda a cadeia produtiva, fazendo o preço de todos os produtos subirem. Além das inúmeras taxas disso e daquilo, ainda sobra a parte burocrática extensa que há no nosso país. Tudo isso faz com que os produtos tenham os preços elevados, e negócios sejam difíceis de ser feitos.
Vivemos num país tão socialista quanto China.