A América Latina tem um contexto cultural próprio (cultura ibérica, patrimonialista, estatista, personalista, etc), então é bom compararmos países daqui com seus pares do próprio continente.

A América Latina tem várias correntes políticas e modos de governar, mas todas elas podem ser reduzidas a duas opções opostas e irreconciliáveis: o "neoliberalismo" e o "populismo de esquerda".

O país que mais seguiu à risca e por mais tempo o neoliberalismo foi o Chile. Desde que Pinochet assumiu em 1973. Já o país que mais seguiu o esquerdismo populista com mais afinco foram Venezuela e Cuba. A Argentina também seguiu, porém em intensidade bem menor.

Para o Brasil, o que você defende? O caminho do Chile (neoliberalismo) ou o caminho da Venezuela (esquerdismo populista)?

eles perguntam
5 20
elas respondem
anônima
05/04/2018 12h59
Vou dar uma de Marina Silva. "Essa polarização não faz bem ao Brasil". kkkkkkk (Deixo claro que não votarei nela).
Não posso falar com propriedade de neoliberalismo. Mas li um artigo que dizia que, por mais que os petistas não gostem muito de admitir, o governo da Dilmãe seguiu uma linha neoliberal talvez até mais forte que o tio FHC. E eu, particularmente, não gostei.
Até onde eu sei, o pessoal da Venezuela também não tá muito feliz. Apesar de Cuba ser uma referência em educação, também não vejo como o mais interessante dos modelos. (Deixo o link antes que venham me perturbar: https://www.google.com.br/amp/s/super.abril.com.br/comportamento/fidel-castro-deu-educacao-e-saude-ao-povo-cubano/amp/ )
Sendo assim, mantenho meu posicionamento neutro. Tenho interesse num governo mais sensato e de centro, que ceda às pressões populares quando necessário. Porque eu acho que esquerda de verdade se faz nas ruas.
01/09/2019 20h20
imite o Chile pois o Chile ê excelente pra viver.
anônima
31/10/2019 03h36
Queria que imitasse os eua
anônima
31/10/2019 02h46
O modelo chileno seria muito pior para a população em uma época de crise,
Em uma época de crise as pessoas não terão o básico e não haverá nenhuma assistência social por parte do estado.

31/10/2019 02h36
Análise reducionista e limitada sobre o contexto temporal, político e econômico.
eles respondem
13/06/2019 21h28
Venezuela, quero ver estatista passando fome.
anônimo
05/04/2018 12h54
Prefiro que imite a Suécia (um país na europa) ....boa distribuição de renda, preferência no transporte coletivo do que individual, saúde gratuita, boa qualidade de vida etc... Tudo o que uma mente terceiro mundista acha que é "socialismo"
anônimo
13/06/2019 19h38
Neoliberal nem é gente
13/06/2019 19h40
Estranho que a Bolívia vem crescendo a ritmo chinês com um governo de esquerda... mas povo só sabe ver os extremos....

É gado demais...
13/06/2019 19h30
O caminho da Venezuela.
05/04/2018 13h02
Viúva do Pinochet também é pra fuder.
anônimo
13/06/2019 21h28
que imite a coreia do norte pra fazer bomba e jogar na argentina
anônimo
05/04/2018 12h50
Nenhum modelo serve para o Brasil. tem que ser algo novo.
Algo que só eu sou capaz de fazer, vote em mim.
anônimo
31/10/2019 06h50
Nenhum dos dois. Venezuela é uma merda e o Chile não tá nem aí para os mais pobres.
anônimo
31/10/2019 04h15
Prefiro me alienar e aprimorar minha ignorância, para impedir pensamentos políticos tediosos encham o saco.

Pau no cu do Chile e da Venezuela. Aliás, se for olhar a situação de todos os países citados, prefiro meu Brasilzão mesmo, de buenas.
31/10/2019 02h44
Bolívia, país que mais cresce na América latina
anônimo
31/10/2019 02h40
Chile.
31/10/2019 01h37
Atualizando, 31/10/2019:

https://www.brasil247.com/midia/chile-acordou-diz-autora-da-foto-que-viralizou-na-redes

Povo brasileiro, imite o chileno e varra para fora esse câncer chamado neoliberalismo.
anônimo
26/10/2019 09h08
Agora é um bom momento para o Brasil imitar o Chile. Rs
anônimo
01/09/2019 20h36
Boa pergunta.
anônimo
13/06/2019 21h24
Eu espero que o Brasil imite a Holanda.
anônimo
13/06/2019 20h58
O padrão brasileiro é imitar a Argentina.
anônimo
13/06/2019 19h45
Nem a lebre nem a raposa...
anônimo
13/06/2019 19h28
05/04/2018 13h07
Prefiro que não imite nenhum dos dois e quebre de uma vez. Deixa do jeito que está que a crise mundial que virá nos proximos anos e a bomba chamada Previdência acabará com esse país.
Talvez então, os gênios percebam que esse modelo de estado é insustentável, impossível.