A exemplo dos Testemunhas de Jeová que se recusam a receber transfusão de sangue devido à questões religiosas, cristãos (protestantes e católicos) que relacionam doenças à atuação de demônios, ou pessoas que interrompem tratamentos médicos por acreditarem em cura divina.

É correto colocar a própria vida e/ou de parentes em risco em detrimento de convicções religiosas? Qual é sua a opinião?

elas perguntam
19 13
eles respondem
05/04/2018 15h57
Cada um tem a liberdade de fazer a estupidez que quiser.

Bob Marley morreu por se recusar a amputar o dedo que tinha um cancro, já que isso vai contra a filosofia rastafari de que o corpo é um templo e blablabla.

Se a pessoa for maior de idade, que faça o que quiser. Agora, em caso de crianças ou pessoas que não podem responder por si, é dever da sociedade(Estado) ampará-las.

Lembro daquela bebê italiana que morreu por que os pais não a amamentavam e queiram criá-la com dieta vegana. No fundo, eles não são más pessoas, apenas idiotas alienados.
anônimo
05/04/2018 16h16
Nem uma, nem outra. É apenas um direito. Ninguém pode forçar uma pessoa a fazer com o seu corpo aquilo que ela quiser fazer. Nem o Estado.

Observação: isto também é muito boato e preconceito contra as Testemunhas de Jeová. Eles não são obrigados a isto pela religião deles (falo porque conheço). Alguns se privam disso, outros não. Entre as Testemunhas de Jeová, inclusive, há vários doadores de sangue.
anônimo
05/04/2018 16h05
Vou tentar resumir:

Sou cristão, mas se eu tiver uma fratura exposta monstra no braço, vou orar à Deus pedindo uma boa recuperação enquanto corro pro médico pra ele recolocar o osso pra dentro do meu braço
05/04/2018 15h53
Liberdade é ela ter o direito de se negar e ninguém poder obrigar. Isso ela tem. Não deixa de ser uma baita duma alienação estúpida.
05/04/2018 15h57
Em alguns casos é alienação (a pessoa recusou ajuda médica) mas em outro caso é CRIME: quando um responsável por uma pessoa impede os médicos de trata-la adequadamente.

No caso de alienação, sou favorável a deixar morrer sem maiores pesos na consciência. No caso de crime, sou favorável às penas judiciais COM AGRAVANTES.
anônimo
23/09/2018 14h05
Igual o Bob Marley ídolo dos maconheiros, sim pura alienação.
anônimo
05/04/2018 15h54
São livres e alienados.
anônimo
05/04/2018 16h54
Nestes casos há uma concorrência de direitos fundamentais, no qual o direito à saúde prevalece sobre o direito à liberdade religiosa, embora seja um tema controvertido judicialmente.
anônimo
05/04/2018 23h18
O @dudamel deu uma resposta boa.

Bom, falando de religioso;
Todas as religiões, até as franquias comerciais que buscam apenas o dinheiro tem leis de comportamento que visam a melhoria do ser humano.
A maioria dos religiosos não seguem!
Então fica a dica para os TJ(
- Quando precisar de um tratamento médico pecador, faça!
anônimo
05/04/2018 15h54
Sinceramente, não se sintam ofendido com o que direi...

Muitas pessoas levam a "religiao" à serio e colocam alienação em tais doutrinas. Quero dá um exemplo rápido aqui, fugindo do assunto, é os evangélicos... Uns não podem nem ficar de bermuda/short na rua... Acho uma coisa totalmente sem noção.

Voltando ao assunto, acredito eu que isso seja completamente desnecessário, ou seja, uma alienação criada. Desnecessário, só não xingarei aqui, pra ngm se sentir ofendido com minhas palavras contra os religiosos. É uma alienação pura e por isso digo sempre... "Esse povo é uma piada mesmo".
05/04/2018 22h25
Cada um faz o que é melhor para si. Mais intervenção estatal é que não podemos ter.
23/09/2018 15h07
Nâo interferindo em terceiros a pessoa que faça o que acredita.kkkk
anônimo
23/09/2018 18h14
É frescura.
anônimo
23/09/2018 14h13
Ok
05/04/2018 15h51
Existe a fé nos próprios procedimentos médicos também, ou vai dizer que transfusão nunca dá errado?
Quase tudo na nossa vida exige algum grau de alienação.
anônimo
05/04/2018 16h59
Correto eu não sei, mas posso até admirar esses atos atípicos, mesmo que sejam trágicos.

Tipo 11 de setembro de 2001 ... Ou até Bob Marley.
05/04/2018 16h06
Mais um tripulante para Caronte levar
05/04/2018 16h00
Segundo as últimas interpretações da justiça brasileira: se vc é adulto, desempedido legalmente, você decide por si, se o procedimento médico é relativo à sua saúde;
se você for responsável legal por alguém, e este alguém precisar de algum procedimento médico o qual vc seja contra por questões religiosas, o procedimento médico é realizado à sua revelia através de ação promovida pelo MP. Aconteceu isso com um bebê filho de pais testemunhas-de-geová que precisou de transfusão de sangue, e o procedimento foi realizado.
Por outro lado, aquele jornalista Marcelo Resende, adulto e desimpedido legalmente, cessou um tratamento para câncer em estágio avançado por acreditar em outros tipos de cura. Teve e tem todo o direito de fazer. Quer dizer, ele não tem mais esse direito. Ou tem, só que lá no céu. Ou inferno.
05/04/2018 15h52
Os códigos de ética recomendam respeitar a autonomia dos pacientes, exceto quando em risco iminente de morte.

A constituição resguarda a liberdade religiosa, exceto pra se eximir de obrigação legal a todos imposta.

Com essas 2 coisas em mente, tudo se resolve.
elas respondem
05/04/2018 23h24
É um direito dele... Se ele acha que chegou a hora de morrer... Que é a vontade de "Deus" ou seja la no q ele acreditar... Quem é que vai desrespeitar?!
Mas acho muito conflituoso... Por que segundo o código de ética (COFEN 311/2007) a vontade do paciente deve ser respeitada. Mas e a eutanásia??! Por que então não é liberada? Se isso pode... Ambos não tem tanta diferença. A eutanásia não seria tão diferente.
anônima
23/09/2018 19h20
Tratamentos médicos não é garantia de que a pessoa vai sobreviver. Muitos tem morrido com os melhores tratamentos, principalmente câncer e doenças autoimunes. Se tem uma certeza que a vida nos dá é da morte, e o engraçado é que ninguém precisa ter morrido para saber disso. Ter fé que Deus vai ou pode curar é lindo, e eu quero chegar a ter essa fé. Mas acima da fé que cura, quero ter a fé, sempre, de que independente de viver ou morrer, o propósito de Deus vai se cumprir e bem como suas promessas. Morrer para quem é salvo é melhor do que viver. "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.Filipenses 1:21". E pode até ter alienação, mas há muito mais beleza e entrega por meio da fé.
anônima
05/04/2018 15h56
Ignorância pura.
anônima
05/04/2018 15h57
Alienação total.
anônima
05/04/2018 18h52
Burrice.
anônima
06/04/2018 00h02
Acho doideira. Mas cada um sabe de si
anônima
06/04/2018 17h14
Não só em em situações de risco como você diz mas muita igreja também prega que a mulher não deve fazer algumas mudanças estética como cirurgia plástica entre outros... pregando que a mulher deve se aceitar como é.
Acho todas essas questões bem bobas e na época que eu estava dentro de uma denominação evangélica, ficava sempre pensando se eu aceitava meu corpo ou não!
Parei com essa paranoia e fiz minha cirurgia que por sinal era muito simples e melhorou muito minha autoestima.
Ou seja, pregavam.. se você tem algo com que se incomode, morra com isso afinal você tem que se aceitar assim
. Acho que hoje desfruto de uma vida de menos julgamento e tenho liberdade pra decidir o que é correto ou não. Muitas instituições religiosas passam a decidir a vida da pessoa.
anônima
06/04/2018 17h13
Quais cristãos se recusam a passar por procedimentos? Isso não tem nada a ver com a fé ou a religião, não é uma norma imposta pelo catolicismo e ao creio que para a maioria das igrejas evangélicas... é a pessoa que normalmente tem medo do procedimento e usa a desculpa de que terá uma cura divina.
anônima
23/09/2018 14h24
alienação, mas com capa de liberdade religiosa
anônima
23/09/2018 13h58
Só digo uma coisa: "E tem que se foder, acabou".
anônima
23/09/2018 14h13
Alienação
23/09/2018 14h45
O maior de idade tem o direito de viver e/ ou morrer em acordo
com suas crenças religiosas.
O menor de idade, incapaz de decidir por si mesmo, por sua vez
deve ter o Estado avaliando e protegendo-o em casos nos quais
a crença dos responsáveis possa colocar em risco seu bem-estar.
Nisso incluem-se educação, saúde e segurança.
06/04/2018 16h06
"Meu corpo minhas regras". Se a pessoa acha que é melhor morrer do que contrariar a própria fé, é um direito dela, é liberdade sobre o próprio corpo. Eu jamais faria isso, mas, eu não sou todo mundo.

Deixando bem claro, essa decisão vale para o indivíduo adulto, não para os que estão a sua volta (filhos, parentes, cônjuge, membros da igreja). Ele tem o direito de decidir por ele, não impor ao outro.