1.43K  06/04/2018 19h49

ou a questão não é a depressão em si?
Convivo com um familiar que tem depressão e ultimamente eu venho reavaliando mais e venho tendo está leve impressão. Antes de mais nada, não quero parecer imcompreensiva ou pejorativa no termo, mas não há outras palavras pra expressar melhor essa situação.
Tenho uma irmã depressiva (por causa de acontecimentos de família) que é muito mimada pelo meu pai por causa disso, ele tem medo de magoar ela e de ferir as expectativas dela por causa da depressão.
Teve um tempo que ela queria mandar em tudo aqui em casa, e meu pai sempre concordando. Um dia eu e minha outra irmã começou a discordar de certas atitudes dela e ela surtou (ficou frustada por estar sendo contrariada, acredito) e até jogou um pote de vidro nela, que causou um ferimento no joelho da minha outra irmã. obs: eu tive que limpar a sujeira que ela fez, e ela ficou lá sentada.
Um dos últimos acontecimentos foi esses dias... continua nos comentários!

elas perguntam
2 3
eles respondem
anônimo
05/04/2018 21h38
Pelo que li, ela na verdade não parece ter depressão ou vcs estão confundindo as coisas.

Seu pai é o errado da historia. Tá criando "asas" pra filha e isso que vcs estão colhendo aí. Ou vc fala pra sua mae ou vc mesma vai lá e fale com ele, e tenha uma conversa bem séria. Pq depois ela estará dando esses surtos com o próprio pai que paparica ela. E o bobão ainda vai ficar com raiva, sendo que ele está errando em estar criando a filha desse jeito. Não precisa ser ruim, jamais! É que tbm não precisa ficar mimando o tempo todo e passando a mao na cabeça quando está errada... Isso que não deve ser feito.
06/04/2018 19h49
Isso não é depressão, é falta de porrada.
elas respondem
06/04/2018 19h46
Depressão é uma doença. O que pode estar acontecendo na sua casa, é sua irmã estar usando um quadro depressivo que ela teve para se esquivar de certas responsabilidades. Penso (não sou psiquiatra nem psicóloga) que alguém com depressão de verdade não conseguiria nem ser mimada, pois, a condição psicológica não permite que essas pessoas entendam o afeto de forma normal.
anônima
05/04/2018 20h04
quando ela foi na cozinha e viu que a comida tava fria e falou pro meu pai "por que a comida não tá quente?!" e ele justificou que já tinha esquentado mais cedo e esfriou, e foi na cozinha esquentar a comida enquanto ela ficou sentada no sofá. E ainda por cima o gás tinha acabado e ele chamou eu e a minha outra irmã pra pegar o botijão de gás pra ele esquentar a comida pra ela. Porque ela mesma não esquentou a comida e porque ela mesma não foi pegar o botijão de gás? Fora que todas, TODAS as atividades domésticas ele só pede pra eu e minha outra irmã fazer, mas ela nunca faz nada, as vezes faz uma coisa ou outra, mas em geral, nunca faz nada e meu pai nunca pede quase nada pra ela. Ela só fica no computador. Será se eu tô errada em pensar assim? Ou eu estou certa que meu pai realmente mimou e folgou muito ela? Eu sei que ela tem os problemas dela, apesar de hoje em dia a depressão dela ter diminuído MUITO em relação a anos atrás e ela está muito melhor hoje tanto que tá querendo mandar nas coisas, mas será se ela não está folgando muito aqui dentro de casa? Lembrando: não quero ser imcompreensiva ou pejorativa, eu não sei dos problemas dela até porque, por mais que temos uma relação até boa, não conversamos sobre esses assuntos, mas eu fico pensando se ela não acomodou com toda essa situação e com todas essas mordomias. Não quero ser pejorativa, só quero entender se pessoas depressivas ficam assim mesmo. Se eu estiver parecendo ser ofensiva, me desculpem, não é a intenção. Mas enfim, o que vcs acham?
Ela tem 21 anos, eu tenho 17, e minha outra irmã 18.
05/04/2018 21h34
Você é mais nova que ela e parece ser mais madura.
Acredito que o problema da sua irmã é procurar algo útil para fazer na vida, ela pode até ter depressão, mas ela também é mimada. Ficando em frente o computador e só em casa não vai curar a depressão.