Amar ao próximo é uma coisa... eu posso amar quem me ofendeu, perdoando e não revidando, mas não significa que preciso ficar grudada em quem quer o meu mal.
Amar é respeitar, não ferir se importa com próximo, não ficar rastejando, implorando atenção. Lembre-se de que Jesus advertia seus seguidores se eles fizessem algo fora da vontade de Deus, mas com respeito e dedicação.
O amor de Deus - puro e incondicional - é diferente do amor de ego dos mortais, do amor de instintos primitivos, ou da carência afetiva que alguns confundem com amor.
Se algum ser humano for capaz de amar incondicionalmente, esse amor será dirigido a qualquer criatura viva, sem que isso altere a autoestima de quem emana amor - até porque somente uma pessoa extremamente elevada e sábia conseguiria sentir amor incondicional.
Quem tem baixa autoestima não está amando o próximo incondicionalmente, está sim, se rastejando atrás de migalhas de atenção porque espera que o amor do outro compense o amor que não sente por si próprio.
Vou te responder com a própria Bíblia.
"Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.
Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,
mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.
E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.
E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor."